Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BCE deverá lançar novo pacote de estímulos para conter desaceleração econômica

Valter Outeiro da Silveira - 12/09/2019 - 8:13
Mario Draghi anunciará política monetária da Zona do Euro nesta sessão (Imagem: Pixabay)

O BCE (Banco Central Europeu) decide nesta quinta-feira (12) o rumo de sua política monetária, com expectativa elevada para lançamento de novo pacote de estímulos.

Para Dirk Schumacher, analista da Natixis, haverá corte do juro básico e reinício do programa de compra de ativos. “Acreditamos que Mario Draghi (presidente da autarquia) reunirá maioria suficiente para lançar novo pacote de estímulos”, afirmou Schumacher à CNBC.

Já Frederik Ducrozet, analista da Pictet, acredita que “potenciais surpresas podem incluir uma expansão do QE (Quantitative Easing, programa de flexibilização monetária) a novas classes de ativos (dívidas de bancos ou ações)”.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Clima tenso

A expectativa, conforme apurado pela reportagem da Bloomberg, é de clima tenso na reunião do colegiado, composto por 25 membros.

Temores em relação à guerra comercial, ao Brexit e à iminência de uma recessão na Alemanha – maior economia da Zona do Euro – são as principais preocupações atuais do BCE.

Três cenários

Goldman Sachs traçou três possíveis panoramas para a reunião do BCE, avaliando o cenário-base e outros dois panoramas para a decisão de Mario Draghi.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 12/09/2019 - 8:14