Mercados

A verdade sobre a inflação

22 abr 2019, 8:19 - atualizado em 25 jun 2019, 11:42

A inflação dos preços ao consumidor nos EUA está abaixo da média de longo prazo. Todos os outros números de inflação de preços ao consumidor dos EUA estão facilmente acima da sua média de longo prazo. Os baixos preços dos serviços estão reduzindo a inflação dos preços ao consumidor da zona do euro. Outros números de inflação estão próximos de suas médias de longo prazo.

Ativos diferentes precisam de dados de inflação diferentes. Os investidores em títulos concentram-se na inflação que os bancos centrais visam. Isso direciona as taxas de juros. No entanto, os títulos indexados à inflação podem usar outros preços. O Federal Reserve concentra-se nos preços das despesas de consumo pessoal; Os títulos do TIPS usam os preços ao consumidor. O Banco da Inglaterra usa dados de inflação diferentes de títulos (gilts) indexados.

Os compradores de ações analisam os preços dos principais produtores para calcular o poder e os lucros dos preços. A maioria das empresas vende para outras empresas, não para os consumidores. Mas os investidores em ações também se preocupam com as taxas de juros. Assim, eles também devem olhar para a meta de inflação do banco central.

Compradores de títulos corporativos precisam olhar para tudo. Os ganhos da empresa (usando preços no produtor) afetam as classificações de crédito. Os títulos como classe de ativos reagem aos preços dos consumidores que os bancos centrais focam. Pequenas diferenças nos dados podem ter um grande impacto em um mundo de inflação baixa e estável. Usando o número correto de inflação é o caminho certo e fundamental para as boas decisões de investimento.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.