Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Fed vai expandir balanço em breve, diz Powell sobre problemas de liquidez

Investing.com Brasil - 08/10/2019 - 16:50
Powell disse que o banco central “anunciará em breve medidas para aumentar o fornecimento de reservas ao longo do tempo” (Imagem: Stefan Wermuth/Bloomberg)

Por Investing.com

O presidente do Federal Reserve Jerome Powell disse que o Fed começará a expandir seu balanço “em breve” em resposta a questões de financiamento e continuou sugerindo que a economia permanece sólida, com a inflação se firmando nos últimos meses.

Powell disse que o banco central “anunciará em breve medidas para aumentar o fornecimento de reservas ao longo do tempo”, para provar liquidez no mercado de recompra.

Isso ocorre após a falta de financiamento, pois as taxas de recompra atingiram um pico de 10% em setembro, elevando a taxa de referência dos fundos de referência do Fed acima do seu alvo em 5 pontos-base. Ele ressaltou que a mudança não foi de flexibilização quantitativa.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) continua “vendo expansão sustentada da atividade econômica”, mas admitiu que há riscos para essa perspectiva favorável, principalmente devido a dinâmica da economia global permeada de incertezas em torno do comércio, Brexit e outras questões, disse Powell.

Powell reiterou que o banco central “atuará conforme apropriado” para apoiar o crescimento contínuo, um forte mercado de trabalho e a inflação voltando à meta simétrica de 2%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

O chefe do Fed também disse que o impacto na economia dos preços mais altos do petróleo ainda causaria “deslocamentos e dificuldades para muitos, mas, com exportações e importações quase equilibradas, o preço mais alto pago pelos consumidores é mais ou menos compensado pelos ganhos mais altos de trabalhadores e empresas do setor de petróleo dos EUA. ”

Última atualização por Renan Dantas - 08/10/2019 - 16:51