Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Diesel sobe pela 6ª semana nos postos do Brasil; Gasolina avança pela 5ª vez, diz ANP

11/10/2019 - 20:23
Combustível
O diesel, combustível mais consumido do país, teve alta de 0,4%, para 3,7 reais por litro (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Os preços dos combustíveis nos postos brasileiros voltaram a subir nesta semana, com o diesel registrando a sexta alta consecutiva, enquanto a gasolina avançou pela quinta semana, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

O diesel, combustível mais consumido do país, teve alta de 0,4%, para 3,7 reais por litro. Já a gasolina avançou 0,2%, para 4,382 reais por litro.

O etanol, concorrente da gasolina nas bombas, subiu 0,7% para 2,892 reais por litro, em sua terceira semana de avanço.

As altas seguidas ocorrem após a Petrobras (PETR3PETR4) ter elevado os valores de ambos os insumos por três vezes nas refinarias ao longo do mês anterior.

A petroleira brasileira reajustou pela última vez a gasolina em 27 de setembro, com uma alta na sequência de turbulências no mercado de petróleo depois de ataque sobre instalações produtivas da Arábia Saudita em meados do mês passado. Já o diesel não tem alterações desde 19 de setembro.

Os repasses dos ajustes no preço nas refinarias para ao consumidor final, nos postos, dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

O consumo dos estoques das distribuidoras também influenciam na velocidade que os repasses ocorrem para os postos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

As cotações da estatal nas refinarias têm como base a paridade de importação, formada pelos preços internacionais mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo, além de uma margem que cobre os riscos.

Última atualização por Renan Dantas - 11/10/2019 - 20:23