Internacional

Confiança dos negócios da Alemanha cai com “bumerangue das exportações”

26 ago 2019, 9:02 - atualizado em 26 ago 2019, 9:02
Escalada da guerra comercial EUA-China afeta maior economia europeia, risco de recessão alemã (Imagem: Bloomberg)

A confiança dos negócios na Alemanha se deteriorou mais do que o esperado em agosto, atingindo o menor nível em quase sete anos, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, mais um sinal de que a crescente guerra comercial está levando a maior economia da Europa a uma recessão.

As indústrias do país – cujas exportações têm sido a base da força econômica alemã – estão enfrentando uma demanda externa mais fraca; disputas tarifárias desencadeadas pelas políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; e incerteza comercial relacionada à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

“As empresas alemãs precisam apertar os cintos nos próximos trimestres. Por pior que pareça, a dependência das exportações da economia alemã está atualmente se tornando um bumerangue”, disse Thomas Gitzel, analista do VP Bank.

O setor automobilístico, um importante motor do crescimento geral, também está tendo problemas para se adaptar a regulamentações mais rigorosas após um escândalo de fraude nas emissões e para gerenciar a mudança dos motores de combustão para os carros elétricos.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios caiu para 94,3, ante 95,8 em julho em dado revisado para cima. A leitura de agosto, o quinto declínio mensal consecutivo, ficou abaixo da expectativa de 95,1.

“Há cada vez mais indícios de recessão na Alemanha”, afirmou o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado. As empresas estão muito menos satisfeitas com a situação atual e o pessimismo sobre os próximos meses também aumentou, acrescentou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.