Comércio

Brasileiros pretendem gastar em média R$ 182 no Dia dos Pais, revela Boa Vista

05 ago 2019, 16:06 - atualizado em 05 ago 2019, 16:06
52% dos consumidores pretendem presentear na data comemorativa, percentual praticamente estável em relação a 2018

O ticket médio do presente para os Dias dos Pais deve ser de R$ 182, de acordo com a pesquisa de intenção de consumo da Boa Vista. O valor é 1,7% maior do que o registrado durante a mesma época do ano passado.

O levantamento ainda revelou que 52% dos consumidores pretendem presentear na data comemorativa, percentual praticamente estável em relação a 2018. O número de pessoas que irão gastar mais, no entanto, caiu cinco pontos percentuais e fechou em 35%. Outros 45% têm a intenção de gastar a mesma quantia, enquanto 20% pretendem gastar menos.

Dentre os principais motivos que levam 20% dos consumidores a gastar menos, a contenção de despesas (24%) e a prioridade em pagar outras contas da casa (12%), além do endividamento (33%), foram os mais citados pelos entrevistados.

A pesquisa da Boa Vista também chegou à conclusão de que o presente desejado não será o mesmo que o comprado. 68% irão dar de presente itens de vestuário, mas apenas 23% dos pais querem ganhar este tipo de presente. Outros 28% desejam ganhar algo relacionado a entretenimento, mas apenas 10% comprarão estes itens.

Influência

As promoções despontam como os principais fatores na decisão de compra, tendo apresentado 35% das menções. Em seguida vêm a utilidade do presente, com 21% e o desejo do presenteado, com 20%.

Local da compra

A grande maioria (79%) irá comprar os presentes em lojas físicas. Desses, 45% irão procurar em shopping centers, 33% em lojas de rua, 15% em redes varejistas e magazines e apenas 2% em supermercados/hipermercados.

Forma de pagamento

Boa parte dos brasileiros (69%) esperam pagar à vista, com 39% usando dinheiro em espécie e outros 39% cartão de débito. Os que pagarão com cartão de crédito compõem 18%. 4% usarão carnê ou boleto e apenas 1% cheque.

Dentre os que irão pagar em parcelas, 70% deles dividirão em até três vezes; 23% de quatro até seis parcelas e 5% de sete até 12 parcelas.

Metodologia

Realizada entre junho e julho de 2019, a pesquisa ouviu 1,6 mil consumidores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.