Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Blog do PQ?: a pegadinha número 3 dos investidores – o gosto por loteria

14/12/2019 - 12:28
B3 Mercados
Muitas pessoas levam essa propensão a comprar loterias para o mercado de ações (Imagem: B3/Youtube)

Por Blog do PQ?

E vamos dando continuidade à nossa série sobre as pegadinhas do mercado de ações que levam as pessoas a ter uma performance pior que a do macaco. Hoje vamos falar sobre o gosto dos investidores amadores por ações que parecem loteria.

As pessoas, em geral, gostam de fazer uma fezinha. O mero fato de comprar um bilhete de loteria já dá um gostinho bom. De fato, um dos assuntos mais populares nas tardes de Réveillon é o que cada um vai fazer se ganhar na Mega da Virada.

Infelizmente, muitas pessoas levam essa propensão a comprar loterias para o mercado de ações. Esse é um fato bastante estudado e documentado na literatura acadêmica (os dois artigos abaixo tratam do assunto). Ações que têm cara de loteria são aquelas com o preço bem baixo (abaixo de 5 reais, por exemplo), volatilidade bem alta e que achamos que podem dar um salto repentino.

Muitos investidores amadores montam parte significativa de suas carteiras com ações desse tipo. O problema é que, em geral, essas ações não são muito líquidas e, com a pressão de demanda, acabam ficando sobrevalorizadas. Ou seja, comprá-las, em geral, leva a perdas.

Um macaco, sábio que é, ao comprar ações aleatórias, não cai em mais essa pegadinha. Aprenda com seu irmão símio! Guarde seu gostinho por loterias para a Mega-Sena. Investimento em ações não é aposta.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Barberis and Huang (2008). “Stocks as lotteries: The implications of probability weighting for security prices”. The American Economic Review. [https://www.jstor.org/stable/29730162?seq=1]

Kumar (2009). “Who Gambles in the Stock Market?” The Journal of Finance. (2009) [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1540-6261.2009.01483.x]

Última atualização por Diana Cheng - 10/12/2019 - 7:50