Criptomoedas

Banco Central ganês considera lançar sua própria criptomoeda

28 nov 2019, 15:00 - atualizado em 28 nov 2019, 12:23
O Banco Central de Gana, demonstrou interesse em lançar sua própria criptomoeda estatal (Imagem: Pixabay)

De acordo com publicação no CryptoGlobe, o Banco Central de Gana pretende lançar sua própria moeda digital estatal (Central Bank Digital Currency – CBDC).

A informação foi dada pelo economista Ernerst Addison, governador do Banco Central ganês, durante a 23º Conferência Nacional Bancária. Leia mais aqui.

Há poucos dias o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, declarou que a instituição anda estudando a possibilidade de lançar sua CBDC, mas que ainda não está claro qual será a real vantagem para a economia americana ter seu dólar digital. Leia mais aqui.

O Japão segue pela mesma linha de Powell. O Banco do Japão, está pesquisando sobre criptomoedas e stablecoins, contudo o governador da instituição financeira, Haruhiko Kuroda, disse que atualmente não planeja lançar uma moeda digital. Leia mais aqui.

O governo chinês tem sido o mais proativo nesse segmento, de acordo com notícias que já reportamos aqui. De acordo com Huang Qifan, vice-presidente do Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China (CCIEE), a China lançará a primeira moeda digital central baseada em blockchain da história.

Segundo Huang, as moedas digitais emitidas pelos governos permitiriam aos estados soberanos reforçar os direitos de distribuição monetária. Ele também disse que, para melhorar a segurança e a conveniência, a nova moeda digital deve estar vinculada ao PIB nacional, crédito soberano, ouro e receita fiscal.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.