Criptoativos

Banco Central do Japão iniciou pesquisas sobre criptomoedas

23 nov 2019, 15:00 - atualizado em 22 nov 2019, 16:10
Presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda
(Imagem: Reutesr/Carlos Jasso)

O Banco do Japão, está pesquisando sobre criptomoedas e stablecoins, caso sinta necessidade de lançar uma no futuro. O governador da instituição financeira, Haruhiko Kuroda, disse que atualmente não planeja lançar uma moeda digital. Conforme divulgado pela Reuters.

Kuroda também abordou as stablecoins, dizendo que elas não deveriam ser emitidas, a menos que haja estrutura suficiente para garantir governança e gerenciamento de riscos. O governador também acrescentou que, se as moedas stablecoins emitidas por empresas com uma enorme base de clientes se tornarem globais, elas podem ter um impacto na política monetária e na estabilidade do sistema financeiro.

Essa posição antagônica às stablecoins ligadas às grandes corporações como é o caso do Facebook com sua Libra Association. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve também goza da mesma percepção e cuidado. Segundo Jerome Powell, o Federal Reserve está analisando cuidadosamente “os custos e benefícios de buscar tal iniciativa nos EUA.” Leia mais aqui.

Ele acrescentou que o banco central não está desenvolvendo ativamente uma moeda digital de banco central ( Central Bank Digital Currency – CBDC)  , pois pode até não trazer aos EUA as vantagens que tal iniciativa podem trazer às nações que estão desenvolvendo uma. No caso a China. Leia mais aqui.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.