Criptoativos

Banco Central francês emitirá sua própria moeda digital em 2020

05 dez 2019, 15:00 - atualizado em 05 dez 2019, 12:32
A França está estudando a criação de sua própria moeda digital do Banco Central em 2020 (Imagem: REUTERS/Philippe Wojazer)

O governador do Banco Central da França, François Villeroy de Galhau, afirmou que o país está procurando ser o primeiro a emitir uma moeda digital. Segundo informações da Decrypt.

“Pretendemos começar a experimentar e lançar uma chamada para projetos (para participantes do setor privado) até o final do primeiro trimestre de 2020”. Segundo fala de Villeroy.

A moeda digital está sendo planejada para ser usada inicialmente entre bancos e não pelos cidadãos, pois, segundo Villeroy, uma moeda digital para o varejo exigiria “vigilância especial”. Essa “vigilância especial” poderia incluir limites em valores negociados anonimamente, por exemplo.

A França não é o primeiro país a se interessar em lançar sua própria moeda digital de Banco Central (Central Bank Digital Currency – CBDC), o Canadá também já está com um projeto em andamento, como reportamos aqui.

O Banco Central do Canadá está considerando lançar sua própria moeda digital. De acordo com uma apresentação interna vista pelo Financial Post, a moeda digital, um CDBC, seria desenhada para combater a ameaça que as criptomoedas em geral representam contra o sistema financeiro e monetário, além de coletar mais informações sobre os hábitos de consumo das pessoas.

Outro grande ator nesse cenário, é a China que pretende lançar sua CBDC, como reportamos aqui. A China iniciou a pesquisa para criação de uma moeda digital soberana em 2014. Contudo, o anúncio do lançamento da Libra pelo Facebook acelerou a decisão chinesa de lançar logo sua stablecoin soberana. Leia mais sobre stablecoins aqui.

Os EUA também estão olhando para essa possibilidade, embora Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve, tenha afirmado há poucas semanas que o FED não vê ainda com clareza as vantagens de se lançar uma versão digital do dólar. Leia mais aqui.

Segundo o Jerome Powell, o Federal Reserve está analisando cuidadosamente “os custos e benefícios de buscar tal iniciativa nos EUA”. Ele acrescentou que o banco central não está desenvolvendo ativamente um CBDC, pois pode até não trazer aos EUA as vantagens que tal iniciativa podem trazer às nações que estão desenvolvendo uma.

O Japão também segue no mesmo caminho do FED, estão analisando a possibilidade, contudo ainda não veem pertinência no lançamento de uma CBDC. O Banco do Japão, está pesquisando sobre criptomoedas e stablecoins, caso sinta necessidade de lançar uma no futuro. O governador da instituição financeira, Haruhiko Kuroda, disse que atualmente não planeja lançar uma moeda digital. Leia mais aqui.

 

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.