Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Luiz Barsi: 5 dicas para montar uma carteira de ações para toda a vida

Equipe Money Times - 27/04/2019 - 14:22
Luiz Barsi
(Imagem: Ações Garantem o Futuro)

Uma carteira de ações previdenciária foi a meta número um do investidor bilionário brasileiro Luiz Barsi Filho.

Mas afinal, como perseguir um programa que possa conduzir sua vida financeira ao sucesso também a longo prazo?

Com base no estilo Barsi de investir, o Money Times criou 5 dicas de como montar uma carteira de ações para a vida toda, confira:

1) Ações: um bom negócio!

Aceite. Aplicar em ações configura um bom negócio para sua vida financeira, um caminho para o futuro. Apesar de pouco popular no Brasil, o mercado financeiro tem um forte poder de transformação, principalmente para apostas de longo prazo.

2) Faça uma meta pessoal clara

Avalie quais os recursos disponíveis para investimentos em ações e defina quanto você precisará para se aposentar com tranquilidade. Com base nesse cálculo, você buscará papeis com o seu perfil de risco e traçará um período ideal para o retorno deste investimento.

3) Se informe e veja seu patrimônio crescer

Se aposentar com uma renda consistente não é fácil. Para acertar nas melhores opções de investimentos e ações é preciso avaliar e acompanhar o andamento e os resultados das empresas mais promissoras e sustentáveis.

4) Como avaliar uma ação?

A decisão de compra de determinada ação depende de um contexto extenso de fatores, principalmente dos números da companhia e das condições econômicas externas.

Para Barsi, é importante entender a posição da emercado da empresa. Ou seja, questões como onde a companhia está situada? Qual o desempenho do setor em questão? O controlador tem compromisso com a empresa? Ela tem histórico de contribuições?

Desenhe uma trajetória da empresa para que você possa avaliar se aquele papel é interessante para a sua carteira de aposentadoria.

Monte uma carteira de Previdência ao estilo Barsi

5) E quando de desfazer de determinada ação?

Mesmo em uma carteira previdenciária é comum a mudança de alguns papeis. Quando determinado dividendo se mostra aquém do esperado e outras ações se destacam, você deve adaptar seu portfólio.

Neste sentido, a diferença entre o estilo do bilionário e os demais gestores é que provavelmente o Barsi irá se desfazer de parte dessas ações e não da totalidade. Fique atento e faça uma troca balanceada.

3 lições para montar uma carteira de ações ao estilo Luiz Barsi

Última atualização por Renato Del Rio - 13/08/2019 - 15:47