Últimas Notícias Imóveis Carteiras recomendadas Comprar ou vender Finanças Pessoais Cripto Economia
Cotações por TradingView

Finanças Pessoais

Ainda investe na poupança? Conheça uma alternativa simples agora

Agência Brasil - 11/08/2018 - 20:05
Bernardo Pascowitch: possibilidade de aplicação a partir de R$ 1 e mesma segurança da poupança

Mais de 100 milhões de pessoas no Brasil possuem recursos guardados na poupança, mas não investem, seja por falta de tempo ou de conhecimento sobre melhores opções. A constatação é do especialista em investimentos Bernardo Pascowitch, com base em dados das principais instituições monetárias do país.

Embora historicamente a poupança tenha rendimento real abaixo da inflação e não consiga sequer repor o poder de compra, a busca por outras alternativas seguras e rentáveis esbarra na baixa educação financeira. “Desconhecem as opções para sim poupar, sim guardar dinheiro, mas de uma forma interessante e de uma forma inteligente para que esse valor se multiplique. Então, ele não seja só uma poupança, um ato de guardar dinheiro, mas seja um crescimento desses valores aplicados”.

Na opinião de Bernardo, nunca foi tão prático cuidar melhor do dinheiro em meio a tantas plataformas digitais na área.

Buscadores on line facilitam a vida dos iniciantes e permitem encontrar de forma simples caminhos para a rentabilidade. O  site e aplicativo Yubb, por exemplo, é gratuito e dispensa cadastro.

Basta digitar a quantia a investir e o tempo. Por meio de uma base de dados, o sistema exibe lista detalhada de possibilidades para um futuro financeiro mais promissor. O especialista orienta que quem tem um perfil conservador e busca investimentos com baixo risco pode encontrar boas opções em CDBs – Certificados de Depósito Bancário.

A vantagem: possibilidade de aplicação a partir de R$ 1 e mesma segurança da poupança, porém com rentabilidade superior em cerca de 7%. Bernardo indica ainda outras formas de fazer o dinheiro render. “Existem as LCIs e LCAs, que são as Letras de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio. São Investimentos também muito seguros e isentos de Imposto de Renda. Então muitos investidores se interessam porque pagam menos do que CDBs”.

O Tesouro Direto também é recomendado para quem quer dar os primeiros passos fora da poupança e é considerado o investimento mais seguro no Brasil por ser do próprio Governo Federal. O Tesouro Selic rende exatamente o mesmo que a taxa básica de juros, enquanto a poupança apenas 70% da selic.

O resgate pode ser a qualquer momento, porém, quanto mais tempo de aplicação, menor é a incidência de imposto de renda, reduzido a 15% após 2 anos.

Leia mais sobre: Finanças Pessoais, Yubb

Últimas Notícias