Mercados

Via Varejo foi a ação mais escolhida pelos grandes investidores em dezembro

21 jan 2020, 18:10 - atualizado em 21 jan 2020, 18:26
Via Varejo Casas Bahia
Via Varejo foi a ação predileta do último mês de 2019 (Imagem: Reuters/ Nacho Doce)

Em 2019, a Bolsa “bombou”. O Ibovespa teve alta de 6,85% no mês de dezembro e fechou o ano com valorização de 31,58%, aos 115.645 pontos.

Big Data SmartBrain revela quais foram as ações e os fundos de ações mais escolhidos pelos grandes investidores no final do ano, ao longo do mês de dezembro.

As ações preferidas

A Via Varejo (VVAR3) foi a ação favorita. Estava na terceira posição em novembro e foi para o topo da lista no mês passado. O mercado segue otimista com o processo de turnaroud que vem sendo implementado pelo CEO, Roberto Fulcherberguer, com o objetivo de colocar a varejista em uma rota de crescimento.

Entre as medidas em andamento, novos processos de vendas, desenvolvimento da estratégia online e renegociações de estoques. Outra preferida do setor varejista foi a Lojas Renner (LREN3), que de acordo com agentes de mercado tem mantido resultados superiores por ter uma gestão de qualidade.

Em segundo lugar na preferência, aparece a B3 (B3SA3) porque o mercado de capitais está se fortalecendo e atraindo mais investidores no país na atual conjuntura. Além da B3, outras companhias do setor financeiro foram escolhidas pelos investidores alta renda e private – o Bradesco (BBDC4), em sétima posição, e Itaúsa (ITSA4), em décimo lugar.

A Petrobras (PETR3), procurada ao longo de todos os meses do ano, foi a terceira predileta em dezembro. A companhia arrematou blocos avaliados como altamente produtivos para exploração de óleo e gás em áreas da Bacia de Santos. A companhia vem melhorando seus resultados ao reduzir o endividamento e custos operacionais e se concentrar na extração de petróleo, diminuindo a participação área de refino.

Já a CVC (CVCB3) que foi a Top 1 de novembro passou para a quarta posição em dezembro. A empresa que tem participação relevante no setor de pacotes turísticos é favorecida com o reaquecimento da economia, a retomada do crédito no mercado e a diminuição do endividamento das famílias. Conforme analistas, a CVC vem se recuperando do impacto negativo nos seus resultados causados pela recuperação judicial da Avianca e cancelamentos de voos. Esse episódio desvalorizou o preço do papel que ainda tem espaço para se recuperar.

A JBS (JBSS3) passou do quarto para o quinto lugar entre as ações favoritas. A companhia exportadora de proteína animal continua ganhando espaço no mercado diante do surto de gripe suína que afetou parte significativa da produção chinesa. A empresa também está bem posicionada em outros grandes mercados como os Estados Unidos.

Também apareceram na lista dois ETFs, fundos de índices – o BOVA11, que tem como objetivo seguir o Ibovespa, e o SMAl11, que busca obter retornos que correspondam ao Índice Small Cap da Bolsa.

Quanto aos “Top 10” fundos de ações favoritos, o Equitas Selection FC FIA e o Brasil Capital 30 FC FIA prosseguiram respectivamente na primeira e na segunda posição.

O fundo Indie FIC FI Ações subiu do quarto para o terceiro lugar.

As novidades em novembro foram o retorno do Alaska Black Institucional FI de Ações e a estreia do IP Value Hedge FC FIA BDR Nível I.

Os demais seguiram como preferidos de um mês para o outro, mesmo com alterações de posições.

 

É interessante observar que as aplicações mínimas dos fundos de ações que aparecem no Big Data SmartBrain, base dezembro de 2019, tem aplicações mínimas que variam que R$ 1.000,00 a R$ 100.000.

Quer simular uma carteira de ações? Use o simulador de investimentos da SmartBrain. É gratuito!

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
smartbrain@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar