Veja a íntegra da nova pesquisa eleitoral XP/Ipespe
A nova pesquisa da XP Investimentos preparada pelo Ipespe revela detalhes sobre o efeito do atentado contra Jair Bolsonaro na última quinta-feira (6) teve sobre o eleitorado. O levantamento mostrou que 59% dos eleitores estão interessados na eleição e surpreendentes 99% ficaram sabendo do incidente.
XP/Ipespe: Chances de Bolsonaro crescem no segundo turno
Entre quem rejeita Haddad e Bolsonaro, petista ganha espaço
Além disso, 24% disseram que aumentou sua vontade de votar nele. Nesta semana, 40% disseram acreditar que Bolsonaro será vitorioso. A intenção de voto espontânea para Bolsonaro subiu de 16% para 20%, enquanto nos cenários em que uma lista de candidatos foi apresentada, ele subiu de 23% para 26% e de 20% para 23%.
Sua taxa de rejeição, que cresceu por sete semanas consecutivas foi a 57%. Nas simulações de segundo turno, ele perdia para Geraldo Alckmin e Marina Silva por 4 pontos percentuais e agora a diferença diminuiu para 1 p.p. em ambos os casos, um empate. Enquanto ele ainda bate Fernando Haddad (40% x 38%), a distância agora diminuiu para 2 p.p., também um empate.
Os eleitores parecem ter percebido que Lula não poderá correr. Sua intenção de voto espontânea caiu de 18% para 9%, enquanto a de Haddad subiu para 5%. O candidato do PT oficial retém 25% dos eleitores espontâneos de Lula no cenário com uma lista, um número que aumenta para 48% quando ele é identificado como apoiado por Lula. Haddad também subiu em todos os cenários da primeira e segunda rodada.
Ciro Gomes avançou 1 p.p. em todos os cenários da primeira rodada, enquanto Alckmin permaneceu estável ou subiu 1p.p. e Marina caiu 2% ou 3%.