Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Veja a carteira de ações “Not Bad” para esta semana

Opinião - 22/07/2019 - 15:45
(Imagem: Bloomberg)

Por William Castro Alves, economista e especialista em mercados internacionais – Acompanhe em “Bugg

1ª vez aqui?

Primeiramente seja bem vindo!

Aqui você não vai encontrar nenhuma recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula correta para ganhar dinheiro no mercado. Aqui você sempre vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro…meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar.

Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam.

Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br

Carteira

Tal qual um agricultor ou aquele que planta uma árvore, investidor de eucaliptos, não adianta você revirar a terra para saber se a semente esta germinando, ou verificar se a árvore cresce toda semana. Assim são com os investimentos, eles levam tempo para maturar.

Autocontrole. Sim é difícil não ficar tentado a mexer ou “ajustar” a carteira o tempo todo, mas não é pela quantidade de ajustes que fazemos que nosso carteira rende, mas sim por fazermos decisões acertadas e termos paciência para deixar o tempo e os juros compostos fazerem seu trabalho.

Esse vídeo (clique aqui) do gênio e oráculo de Omaha Warren Buffet “versa” sobre essa ideia…em especial no mercado de ações onde constantemente somos bombardeados por novas “excelentes oportunidades”.

No mais minha carteira segue a mesma:

Ações

Apesar de desnecessário busco tecer alguns comentários semanalmente sobre minhas posições. Semana passada comentei sobre TRIS3, SLCE3, LOGG3 e FESA4 – confere.

Para essa semana o que tenho a declarar:

BRAP3: Apesar de ter retirado da #Notbad mantive-a aqui. Com o atual preço de minério de ferro (gráfico 1 abaixo) a geração de caixa da VALE será gigantesca, seus dividendos massivos e com isso as ações da BRAP seguem muito baratas. Não obstante, o montante de minério nos portos chineses estão baixos (gráfico 2 abaixo), o que deve trazer sustentação a esses preços. O risco aqui é a indenização de Brumadinho…pra mim é simplesmente uma questão de definir o valor…definindo retira e indefinição e o papel poderia andar…por isso mantenho em carteira.

No mais segue a minha carteira:

BRKM5: Nada de novo. Ação caiu dia 16 com um relatório do Morgan Stanley que elenca ela como uma forte prejudicada por um dólar mais fraco – link para reportagem. Penso que o dólar é o menor problema da empresa…tem várias outras coisas para serem endereçadas…por isso o prêmio de risco me parece alto nela…sigo com ela perdendo mas correndo o risco de ganhar um belo dinheiro nela, caso algumas coisas se resolvam. Simples assim.

SHUL4: Schulz vem subindo bem, algo visto em outros papéis de menor porte pela bolsa. Quando adicionei-a em carteira também tinha em mente que o famoso “oba-oba” de bolsa poderia chegar a papeis de menor liquidez como ela. Mas diferentemente de muitas dessas, SHUL4 é uma excelente empresa de bons fundamentos e essa é a razão porque tenho em carteira – comentei nesse post sobre o papel. Nada de novo.

ENBR3: nada de novo…os motivos de ter o ativo eu expliquei no post da carteira #Notbad de julho (clique aqui). Sigo na expectativa dos resultados dela que serão divulgados dia 24/07 (quarta após o fechamento de mercado). Aguardem pois na quinta (25/07) pela manhã postarei um comentário sobre seus números.

E o resultado das minhas posições…

#NOTBAD

Carteira performando bem. Isso é o que me importa. Não tenho a pretensão de acertar os supostos “foguetes” da bolsa…busco consistência e foco no longo prazo…é isso que vão encontrar nessa carteira….até aqui Not Bad!

Sobre LOGG3 apenas comento que no mercado a paciência é uma virtude necessária! Ação está na Carteira desde janeiro…durante um bom tempo ficou “estacionada” como comentei semana passada. De lá para cá a ação se valoriza 30%. Comentei aqui que via espaço para ela andar até pelo menos os R$ 25,00 e quando da minha primeira análise lá em dezembro de 2018, comentei que uma precificação mais justa se daria próxima ao valor de patrimônio nos R$ 3o. Parabéns para quem acreditou.

Última atualização por Gustavo Kahil - 22/07/2019 - 15:45