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Veja 7 sugestões para implantar a boa prática do feedback em sua empresa

25 mar 2019, 17:33 - atualizado em 25 mar 2019, 17:33
Feedbacks saudáveis são cruciais para o sucesso de uma empresa, podendo gerar até lucro (Imagem: Pixabay)

A prática de dar feedbacks saudáveis é um fator crucial para o sucesso de uma empresa, podendo gerar até lucro, segundo um artigo redigido por Francisco Homem de Mello, CEO da Qulture.Rocks.

“O feedback é uma das atividades mais importantes de uma cultura de alta performance e, ao mesmo tempo, uma das tarefas não-naturais que precisamos aprender na vida corporativa”, afirma o executivo.

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Pensando na influência de um bom feedback, Mello enumera alguns sugestões que, na visão dele, devem ser adotadas pelas empresas. Confira abaixo:

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1. Autêntico

Seja autêntico no seu feedback e acredite no que você está falando. Utilize esse mecanismo visando trazer algum impacto positivo para seu funcionário, time ou empresa, e nunca para manipular os sentimentos de uma pessoa.

2. Bem-intencionado

A motivação de um feedback deve trazer algum impacto positivo para a vida do seu colega. Caso contrário, não o faça.

3. Impessoal na medida certa

O direcionamento do feedback deve ser nos comportamentos de uma pessoa, e não na pessoa em si. “Quando o foco está no comportamento, as pessoas se sentem menos atacadas, e tem uma tendência muito menor a entrarem em um comportamento de negação, ou de defensiva”, explica Mello.

4. No fórum certo

Quando for elogiar alguém, elogie em público, detalhando os motivos para o funcionário estar recebendo feedbacks positivos. Dessa forma, todos poderão ouvir o elogio e entenderão o que poderão replicar dali para frente.

Por outro lado, recomenda-se que os feedbacks de melhoria sejam feitos em particular. Assim, o funcionário não se sente exposto.

5. Personalizado

Personalize o feedback ao estilo do receptor. Cada um recebe a crítica de uma maneira, sendo algumas pessoas mais sensíveis do que outras. “Para cada uma, a forma de dar feedback deve ser diferente”, diz o CEO.

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6. Direto ao ponto

Transmita a mensagem de forma clara levando em consideração os sentimentos do colega. Uma mensagem não objetiva pode confundir quem está recebendo o feedback.

7. Em conjunto

É bom expor os pontos errados ao receptor e ajudá-lo a construir seus próximos passos, pontuando o que poderia ter sido feito ou ser corrigido.