Uphold anuncia negociação de ações americanas via aplicativo para investidores internacionais
Investidores de varejo dos EUA são restritos ao período de negociação entre 9h30 e 16h (ou entre 10h30 e 17h, no horário de Brasília), de segunda a sexta-feira.
Essa janela limitada de negociação é frustrante para investidores jovens que desejam ter um estilo de vida sempre digital e 24/7 assim como a indústria cripto.
A limitação de tempo também é problemática para investidores internacionais que querem participar do maior mercado de ações do mundo. Para comprar e vender ações americanas em Déli, na Índia, por exemplo, negociadores devem fazê-lo entre 19h e 2h30 em seu horário local.
A nova oferta da Uphold deseja mudar esse cenário para investidores internacionais ao ser a ponte de acesso dos mercados cripto às ações americanas. Uphold é uma carteira digital e plataforma de negociação, fundada em 2013.
A empresa diz fornecer “acesso sem fronteiras a serviços financeiros que você não consegue obter por meio do seu banco”.
Uphold permite a negociação e transação ininterrupta de 28 criptoativos, 27 moedas nacionais, seis stablecoins e quatro metais preciosos, com integração completa entre o antigo e o novo sistema financeiro.
A plataforma multiativos permite que usuários negociem entre diferentes classes de ativos em uma negociação só. Uma negociação entre BTC e Tesla, por exemplo, pode ser realizada em uma só transação sem que haja conversão manual em dólares.
Embora a Uphold não esteja disponível nos EUA, a nova oferta permite que investidores em quase 200 jurisdições negociem juros sobre ações americanas a semana inteira.
J. P. Thieriot, CEO da Uphold, disse que algumas ações, como Tesla e Apple, são sensíveis a ciclos de notícias contínuas. Notícias não param quando os mercados nova-iorquinos fecham, então a negociação global também não deveria parar.
“A negociação de ações nos EUA está parada desde o século XX, com horas arcaicas de mercado que não atendem mais às expectativas de millennials que cresceram com mercados cripto ‘sempre abertos’”, disse Thieriot.
“Com Uphold, agora você pode comprar e vender juros de ações americanas quando quiser — antes do café da manhã, durante o fim de semana, em um feriado nacional — e imediatamente abrir posições com base em percepções sobre as notícias comerciais e econômicas mais recentes. Na teoria, pessoas deveriam investir de forma mais eficiente, já que têm uma vantagem temporal e natural.”
Assim como muitas novas plataformas fintechs de negociação de ações, Uphold oferece um serviço de ações fracionais. Assim, usuários podem investir até mesmo US$ 1 para comprar uma fração de juros da ação de uma grande empresa americana de tecnologia, como Google e Amazon.
“Se você mora na América Latina, por exemplo, comprar ações de grande empresas ainda é um sonho distante para grande parte das pessoas”, disse Thieriot.
“Por exemplo, a ação da Amazon é negociada a US$ 3 mil cada — muitas vezes, essa é a média salarial mensal em alguns países. Estamos alavancando o setor para que, virtualmente, pessoas em qualquer lugar do mundo possam investir o quanto puderem — e de onde quiserem — em ações americanas.”