Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Trump comemora decisão da OMC contra União Europeia: “boa vitória”

03/10/2019 - 10:43
OMC
OMC deu sinal verde para Washington impor tarifas sobre US$ 7,5 bilhões em mercadorias da UE (Imagem: Reuters/Denis Balibouse)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta quinta-feira uma “boa vitória” depois que a Organização Mundial do Comércio deu a Washington sinal verde para impor tarifas sobre 7,5 bilhões de dólares em mercadorias da União Europeia anualmente como punição por subsídios ilegais a aeronaves.

“Os EUA ganharam um prêmio de 7,5 bilhões de dólares da Organização Mundial do Comércio contra a União Europeia, que há muitos anos trata muito mal os EUA no comércio devido a tarifas, barreiras comerciais e mais. Esse caso já tem anos, uma boa vitória!” disse Trump no Twitter.

Mas a decisão de quarta-feira da OMC deixou fabricantes de uísque escocês, vinicultores espanhóis e fabricantes de queijo franceses enfurecidos, já que as tarifas dos EUA atingem produtos dos países que integram o consórcio da Airbus.

Engenheiros na Alemanha temem que a briga por subsídios concedidos à fabricante de aviões europeia esteja levando a “uma partida de tênis de mesa” de tarifas transatlânticas, e a França alertou para retaliação da UE.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

A decisão da OMC deu aos Estados Unidos o aval para impor tarifas sobre 7,5 bilhões de dólares em produtos da UE anualmente.

A disputa prejudica a perspectiva econômica global, que já enfrenta a questão da disputa comercial entre Estados Unidos e China. Washington e Pequim impuseram tarifas sobre os produtos uns dos outros no valor de centenas de bilhões de dólares.

Os EUA disseram que, após 15 anos de litígio, vai impor tarifas de 10% sobre aviões da Airbus – uma medida que pode prejudicar os pedidos das companhias aéreas norte-americanas – e taxas de 25% sobre o vinho francês, uísque escocês e irlandês e queijo de todo o continente.

Airbus Empresas Setor Aéreo
Após 15 anos de litígio, EUA vai impor tarifas de 10% sobre aviões da Airbus (Imagem: Facebook Oficial)

“Se o governo norte-americano rejeitar a mão que foi estendida pela França e pela União Europeia, estaremos nos preparando para reagir com sanções”, disse o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire.

O Reino Unido disse que está buscando confirmação da OMC de que cumpriu as determinações da organização e que, por isso, não deve ser tarifada.

A Associação Escocesa de Uísque disse que empregos e investimentos estão em risco devido à tarifa de 25% sobre o malte. As exportações de uísque escocês para os Estados Unidos, o maior mercado único do setor, valiam 1,23 bilhão de dólares no ano passado.

Última atualização por Lucas Simões - 03/10/2019 - 10:43