Cotações por TradingView

Small Caps: As ações que decolaram ou afundaram no 1º trimestre

Gustavo Kahil - 01/04/2019 - 11:54
Levantamento mostra que 35 small caps obtiveram um desempenho superior ao da média até março

Como está a disputa entre as empresas de menor capitalização de mercado na Bolsa? Enquanto o índice SMLL, que acompanha as ações mais líquidas deste segmento, tem valorização um pouco superior a 7% no primeiro trimestre de 2019, algumas empresas decolaram e afundaram neste período.

Exclusivo! Cadastre-se para receber um dia antes a Carteira Money Times - O Consenso do Mercado

Um levantamento produzido pela consultoria Economatica, a pedido do Money Times, revela que 35 small caps obtiveram um desempenho superior ao da média até o final de março, enquanto outras 43 estiveram mergulhadas no território negativo.

Veja uma carteira recomendada apenas para ETFs, incluindo o de Small Caps

Continua depois da publicidade

As melhores e piores

A campeão do trimestre foi a PetroRio (PRIO3), que decolou 83 pontos percentuais acima do índice SMLL no período, em um retorno de 90,5%. A ação foi acompanhada pela Enauta (QGEP3), que disparou 63,64%, 56,11 pontos percentuais acima da média. Em terceiro lugar ficou a Totvs (TOTS3), com avanço de 45,55%, 38 pontos acima do SMLL.

Na ponta inferior, o pior desempenho ficou com as ações da Gafisa (GFSA3). A construtora amargou perdas de 49,47% e ficou 57 pontos percentuais abaixo da média. A petroleira Dommo (DMMO3) recuou 19,4%, 26,9 pontos inferior ao índice, ficou com a vice-lanterna. E, por fim, a Guararapes (GUAR3) apresentou queda de 11,1%, 18,6 pontos abaixo.

Money Times/Infogram

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você