Shoppings vão bombar com juro baixo e retomada do consumo, diz BTG
“Mantemos uma visão positiva sobre os shopping centers pela junção entre recuperação das vendas no varejo e pelos juros mais baixos em 2020″.
A afirmação é do BTG Pactual, no qual os analistas Elvis Credendio e Gustavo Cambauva listam prognósticos para o setor diante dos dados de tráfego de dezembro.
O tráfego de pessoas nos shopping centers caiu 0,5% em dezembro, contra alta de 2,6% vista em novembro – ambas relações no comparativo com os períodos análogos de 2018.
Maior tráfego
No acumulado de 2019, o crescimento do tráfego foi de 3,6%. A região de São Paulo mostrou o maior crescimento, na casa de 5,3%.
Logo em seguida, Recife e Rio de Janeiro foram as regiões que também tiveram altas, de 1,5% e 1% – respectivamente.
Como resultado do otimismo, o BTG Pactual listou recomendação de compra para os fundos imobiliários XP Malls (XPML11) e HSI Malls (HSML11) em carteira recomendada de janeiro.
Junto com o setor de escritórios comerciais, o segmento de shoppings é o que possui maior peso na carteira, de 30%.
Sólido crescimento
“Segundo nossas informações, as vendas de ‘mesmas lojas’ (unidades abertas há pelo menos um ano) subiram em outubro e em novembro (quase em um ritmo de dois dígitos), enquanto desaceleraram um pouco em dezembro (mas ainda com números razoáveis)”, avaliam Credendio e Cambauva.
Em conclusão, o BTG Pactual está otimista com o setor, com projeção de “sólido crescimento do fluxo de caixa proveniente das operações para a maior parte das companhias”.