ImóvelTimes

Só existem nove fundos imobiliários para se investir no mercado, diz BTG Pactual

13 jan 2020, 13:02 - atualizado em 13 jan 2020, 13:02
Instituição demonstra otimismo com panorama imobiliário (Imagem: Unsplash/@serjosoza)

“Entendemos que o setor imobiliário tende a apresentar uma ótima performance nos próximos anos, com expressiva valorização no valor dos ativos”.

A avaliação é do BTG Pactual digital e exacerba o otimismo em torno dos fundos imobiliários no decorrer dos próximos anos, diante do novo panorama macroeconômico do país.

Para fundamentar o tom positivo, os analistas destacam a taxa básica de juro estruturalmente mais baixa e o reaquecimento da economia brasileira, “impulsionado pelo investimento privado e o consumo das famílias”.

Consumo e investimento

O avanço do investimento estimula a procura por das empresas por novas áreas de escritórios, galpões logísticos e shopping centers.

Já o consumo das famílias é o motor responsável pelo crescimento. Das variáveis do PIB, esta é a de maior representatividade, superior a 70%.

Oferta pressionada

Para o BTG Pactual digital, grande parte dos segmentos dos fundos imobiliários apresenta agora “sólida absorção líquida, queda de vacância e baixa oferta de ABL (Área Bruta Locável) esperada para os próximos anos, o que deve pressionar a oferta no médio prazo”.

Analistas projetam pressão na oferta de imóveis nos próximos anos (Imagem: Unsplash/@roomian)

Com a pressão esperada na oferta, ou seja, menos propriedades disponíveis, “os proprietários dos imóveis devem se beneficiar aumento de lease spread (diferença entre valor atual e futuro de negociação) nos aluguéis para os próximos anos”.

Diversificação em foco

A instituição avalia que “uma carteira diversificada (entre diferentes gestores e segmentos do mercado imobiliário) e com ativos de tijolo de alta qualidade e bem localizados (como os sugeridos) é a melhor forma de se beneficiar desse momento positivo para o setor”.

“Adicionalmente, consideramos que a exposição à fundos de recebíveis é uma ótima forma de melhorar o yield médio do portfólio e proteger a carteira de grandes oscilações do mercado, dada a menor volatilidade dos papéis”, completam os analistas.

Diversificação entre setores é destacada por BTG Pactual digital (Imagem: Unsplash/@wenhilario)

Carteira recomendada

Em relação ao portfólio de dezembro, o BTG Pactual digital realizou duas alterações, através da maior exposição ao setor de shopping centers, de 25% para 30%; e a redução da participação de fundos de recebíveis, de 25% para 20%.

Por último, os analistas optaram por rebalancear os ativos do segmento lajes corporativas, ou escritórios comerciais, reduzindo a posição do Vila Olímpia Corporate (VLOL11) para 5% e com substituição do TB Office (TBOF11) pelo SDI Properties (SDIP11), com peso de 10%.

Veja as indicações de janeiro:

Código Nome Segmento Peso
XPML11 XP Malls Shoppings 15%
HSML11 HSI Malls Shoppings 15%
RBRR11 RBR Rendimento High Grade Ativos Financeiros 10%
BTCR11 BTG Pactual Crédito Imobiliário Ativos Financeiros 10%
XPLG11 XP Log Logística 10%
ALZR11 Allianza Trust Renda  Logística 10%
BRCR11 BTG Pactual Corporate Office Escritórios 15%
SDIP11 SDI Properties Escritórios 10%
VLOL11 Vila Olimpia Corporate Escritórios 5%

Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.