Receita Federal

Setembro chegou: Fique atento à declaração sobre criptomoedas à Receita

04 set 2019, 15:00 - atualizado em 04 set 2019, 15:08
Até 30 de setembro todas as operações feitas com criptomoedas no Brasil deverão ser declaradas à Receita (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Até o dia 30 de setembro, todas as operações financeiras que ocorreram no mês de agosto e envolveram criptomoedas deverão ser comunicadas à Receita através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), com funcionalidades que permitem que pessoas físicas, jurídicas e corretoras de criptomoedas realizem a declaração das suas transações.

Em 7 de maio, a Secretaria da Receita Federal (RFB) anunciou a Instrução Normativa Nº 1.888, divulgada no Diário Oficial, estabelecendo mudanças referentes às bolsas de criptoativos no Brasil, como reportamos aqui em primeira mão.

As operações com Bitcoin feitas a partir de 1º de agosto por pessoas físicas, jurídicas e corretoras terão que ser informadas à Receita Federal, conforme regras estabelecidas pela Instrução Normativa 1888 e 1899 da Receita Federal do Brasil. Já as operações realizadas por brasileiros e empresas brasileiras em bolsas no exterior terão que ser reportadas pelos próprios clientes sempre que o valor mensal movimentado ultrapassar R$30 mil.

A Receita divulgou no início da semana orientações sobre como realizar a declaração e quais regras seguir. Publicado no Diário Oficial da União o Ato Declaratório Executivo Nº 5, segue com as instruções baseadas na Instrução Normativa 1888.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.