Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Série: Tipos de análises técnicas para criptoativos – Network Analytics

Leandro França de Mello - 23/06/2019 - 17:00
(Imagem: Pixabay)

 

A tese de que a análise técnica é apenas parcialmente aplicável ao Bitcoin tem muita credibilidade, literalmente não há outro ativo como ele na história, sendo o ouro par mais próximo para análise. Então, faz sentido, então, que as ferramentas para obter uma compreensão de alta resolução de como o Bitcoin está se comportando a cada momento sejam marcadamente diferentes das ferramentas construídas para estudar os ativos tradicionais. Até porque nunca houve um ativo que funcionasse em rede e que esta mesma rede tivesse um valor intrínseco, como é o caso do blockchain. Portanto, faz-se necessário analisar o Bitcoin sobre sua perspectiva de rede.

Não apenas a rede descentralizada que sustenta o ecossistema do Bitcoin gera uma tonelada de dados. Um enorme volume de novos pontos de dados está, portanto, disponível para ser analisado e as correlações exploradas. Quants e analistas amadores de todo o mundo estão inovando com análise de redes/blocos, sentimento e análise fundamental.  Esse movimento de criação de novas métricas e ferramentas para os investidores usarem em sua tomada de decisão vem se desenvolvendo lentamente nos últimos e nessa série de artigos exclusivos do Money Times vamos falar sobre as principais ferramentas.

Vamos começar pela técnica conhecida pela NVT Ratio:

Continua depois da publicidade

Desenvolvida por Willy Woo em fevereiro de 2017, o Valor da Rede para Transações(NVT – network value to transactions) é simplesmente a razão da capitalização de mercado dividido pelo volume transmitido na rede. Analogamente ao PE Ratio(price to earning) usado nos mercados de ações, quando o NVT do Bitcoin está alto, ele indica que o preço está desproporcionalmente supervalorizando o ativo quando comparado ao valor transmitido onchain. Como o gráfico abaixo demonstra, a relação NVT é um indicador de atraso, e tende a superar e baixar após as oscilações do preço. Mais interessante notar no gráfico de Woo é a média de 200 horas semanais atuando como suporte em todos os fundos desde que o Bitcoin começou a operar.

Fonte: http://charts.woobull.com/bitcoin-nvt-ratio/

 

Cryptowatch indica a Atlas BTC para compra dos seus bitcoins. Com a Atlas BTC, agora você pode comprar Bitcoin e investir no Quantum com segurança e em poucas horas, com um processo ágil e sem burocracia!

Siga-nos no Telegram   no Instagram  no Twitter

 

 

 

Leia mais sobre: Bitcoin

Última atualização por Leandro França de Mello - 23/06/2019 - 14:49