Será que o protocolo Tron pode salvar a rede social Steemit?
Justin Sun, fundador do protocolo Tron, irá comandar o ecossistema da Steemit, plataforma de rede social baseada em blockchain onde usuários podem ser pagos pela criação de conteúdos.
O acordo, anunciado em um comunicado de imprensa no dia 14 de fevereiro, vai transferir o controle da Steemit, antes comandada pelo fundador Ned Scott, que trabalhou no projeto nos últimos quatro anos.
Desde que a febre do blockchain disparou em 2018, o número de publicações semanais na plataforma caiu. Mas um novo dono poderia ajudar a trazer vida à Steemit, diz Scott.
“Do lançamento da plataforma em 2016, com um orçamento apertado e com uma equipe idealista, até hoje, desfrutei do desenvolvimento da plataforma e do crescimento de sua base de usuários”, afirmou ele. “Agora estou empolgado para ver um parceiro estratégico tentar trazer a novos patamares.”
Uma tragédia dos bens comuns?
A notícia sobre o acordo gerou polêmica na comunidade da Steemit: criadores de conteúdo questionaram o futuro de artigos e vídeos na plataforma e desenvolvedores se perguntaram que fim terão os aplicativos criados no blockchain da Steemit.
A proposta de Sun de migrar tokens STEEM para o blockchain da Tron causou ainda mais preocupações, pois alguns “steemianos” sugeriram que o acordo é uma “tragédia dos bens comuns” e propuseram a divisão da comunidade Steem em duas, com uma bifurcação no blockchain.
Grande parte dessa discussão foi reunida em uma publicação do usuário liberosist, que criticou bastante a decisão de migrar os tokens para Tron sem antes consultar a comunidade.
“Para alinhar com os interesses da comunidade Steem e manter o valor central da descentralização, você terá que cancelar a migração”, afirmou o usuário.
“É uma boa criar pontes de interoperabilidade com Tron e, a longo prazo, até mesmo integrar Steem com Tron mas, por favor, torne isso um processo gradual, que aconteça ao longo dos anos, e não uma migração repentina de tokens.”
Para contar com o apoio da comunidade, Sun e Scott reverteram a decisão de migrar os tokens STEEM para o blockchain da TRON e compartilharam mais detalhes sobre o acordo em uma transmissão ao vivo.
Após um caminho turbulento com acontecimentos anteriores da Tron, é provável que Sun queira um processo mais suave.
No ano passado, a aquisição do BitTorrent enfrentou atrasos após problemas de pagamento e, no podcast Crypto Conversation da Brave New Coin, Bram Cohen, fundador do BitTorrent, foi bem contundente em suas críticas a Tron.
Por fim, o desenvolvimento do investimento da Poloniex pela Tron quase foi descontinuado por conta de uma briga nas redes sociais entre Poloniex e DigiByte.