Economia

Segunda prévia de fevereiro do IGP-M regista alta de 0,55%, diz FGV

19 fev 2019, 10:35 - atualizado em 19 fev 2019, 10:35

O Índice Geral de Preços-Mercados (IGP-M) teve alta de 0,55% na segunda prévia do mês de fevereiro, ritmo mais elevado frente a janeiro, quando o indicador relatou variação positiva de 0,01%. Na medição atual, houve uma maior pressão sobre os preços no atacado, em relação aos preços do consumidor.

Seu amigo acha que a Previdência não precisa mudar? Mande este artigo para ele agora

Divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), equivalente a 60% do IGP-M e responsável por apurar a variação dos preços no atacado, avançou 0,73% na preliminar de fevereiro, tendência reversa à queda registrada durante a segunda prévia em janeiro, de 0,26%.

Dentro do IPA, o grupo que obteve maior elevação foi o de matérias-primas, com aumento de 1,89%. Dentre os integrantes o destaque foi para o minério de ferro, leite in natura e cana-de-açúcar. Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que compõe outros 30% da média do IGP-M, desacelerou na comparação do segundo com o primeiro mês do ano, de 0,49% para alta de 0,17%.

Como faço para investir o meu dinheiro?

Educação, leitura e recreação registraram recuo de 0,43%, após avançarem 1,43% em janeiro. Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) sinalizou alta de 0,29%, desacelerando frente acréscimo de 0,38% na última medição.

O IPG-M é utilizado para corrigir os valores dos contratos de alugueis de imóveis. Para o resultado do índice atual, a FGV analisou os preços de 21 de janeiro até 10 de fevereiro.

Leia mais sobre: