Economia

Relações Exteriores debate acordo entre Mercosul e União Europeia

30 abr 2019, 8:46 - atualizado em 30 abr 2019, 8:46
o agronegócio brasileiro é um dos setores mais afetado por um possível acordo, que possibilitaria ganhos robustos para o produtor rural, Disse Rocha

 

Comissão de Relações Exteriores da Câmara debate nesta manhã as negociações em torno do Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia. O acordo tem o objetivo de eliminar barreiras ao comércio entre os dois blocos, especialmente à exportação de carne bovina brasileira.

3 lições para montar uma carteira de ações ao estilo Luiz Barsi

No ano passado, terminou sem qualquer tipo de acordo a última rodada de negociações entre o Mercosul e a União Europeia. Na ausência de uma aproximação das posições entre os dois blocos o acordo foi adiado para 2019.

O autor do pedido para o debate é o deputado Hildo Rocha (MDB-MA). Ele reclama da falta de informações sobre a proposta de acordo atualmente em discussão. “Essa situação tem criado um cenário de insegurança para o setor, que percebe alguns pontos passíveis de maior sintonia com a realidade da pauta do agronegócio”, afirmou.

Rocha disse ainda que o agronegócio brasileiro é um dos setores mais afetado por um possível acordo, que possibilitaria ganhos robustos para o produtor rural. “Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos tempos, permanece a confiança de que o governo brasileiro concluirá as negociações com um acordo justo e equilibrado”.

Foram convidados para a audiência pública representantes dos ministérios das Relações Exteriores; da Agricultura Pecuária e Abastecimento; e da Economia.