Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Projeto da UE sugere criação de uma moeda digital

06/11/2019 - 15:00
O Banco Central Europeu está considerando lançar sua moeda digital pública. Este movimento pode ser considerado uma resposta direta ao anúncio do Libra do Facebook (Imagem: Wikimedia Commons)

Conforme relatado pela Reuters, o projeto afirma que a União Europeia deve considerar o lançamento de uma moeda digital pública, trabalhando em estreita colaboração com o Banco Central Europeu. Supostamente, um funcionário do BCE disse que esse projeto permitiria que os clientes usassem dinheiro eletrônico, que é depositado diretamente no banco, eliminando assim a necessidade de contas bancárias ou intermediários financeiros.

Uma moeda digital baseada na UE foi previamente endossada pelo membro do Conselho do BCE – Benoit Coeure, que disse que o banco deveria considerar uma possível entrada neste mercado. Em setembro, ele ressaltou que “as iniciativas globais de stablecoin podem tornar os pagamentos internacionais mais baratos e mais rápidos e apoiar a inclusão financeira”. Em suas palavras, eles também podem criar sérios desafios em termos de segurança, robustez operacional, proteção ao cliente e “risco de estabilidade financeira e soberania monetária.”

Depois de anunciar a Libra ao mundo em abril, o Facebook chamou a atenção da mídia para si e para todo o mercado de criptomoedas. Tudo começou com autoridades da Alemanha e da França concordando em bloquear a Libra em seus respectivos países e continuou com as Audiências no Congresso dos EUA, chamando-a de uma ameaça potencial ao dólar. Leia mais aqui.

A versão atual do projeto também está focada em melhores campanhas regulatórias contra criptomoedas. Alegadamente, os requisitos legislativos até este ponto não foram excepcionalmente altos por causa do baixo impacto que as stablecoins tiveram. No entanto, o envolvimento do Facebook e seu amplo alcance de bilhões de usuários suscitou preocupações graves entre os reguladores. Leia mais aqui.

De acordo com Markus Ferber, membro do Parlamento da UE desde 1994, “a Comissão [UE] tem sido muito complacente com o assunto até agora. Com a ameaça de Libra no horizonte, é hora de agir agora.” – Leia mais aqui.

“O BCE e outros bancos centrais da UE poderiam explorar utilmente as oportunidades e os desafios da emissão de moedas digitais do banco central, inclusive considerando medidas concretas para esse efeito.” – Markus Ferber.

Alegadamente, o projeto foi criado pela presidência finlandesa da UE e a Finlândia não está sozinha nessa proposição. A Estônia há pouco tempo fez a mesma proposta, mas para uma moeda local e foi rechaçada publicamente por Mario Draghi, até então presidente do BCE. Leia mais aqui.

Há pouco dias anunciamos aqui em primeira que a China pretende lançar em breve sua moeda digital estatal, em um movimento que antecede às ameaças que o Projeto Libra representa, leia mais aqui. Inicialmente, o Banco Central da China anunciou que lançará uma criptomoeda apoiada pelo governo em novembro deste ano para ser usada pelas principais empresas do país, leia mais aqui. Com o presidente do país, Xi Jinping, dizendo que a China deveria adotar mais tecnologias baseadas em blockchain, o interesse pelo campo teve um aumento notável e o projeto pode ser acelerado. Leia mais aqui.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
O Segredo das Criptomoedas

 

 

Última atualização por Leandro França de Mello - 05/11/2019 - 23:40