Redes Sociais

Por métricas, usuários do Instagram abrem mão da privacidade

27 jul 2019, 20:24 - atualizado em 27 jul 2019, 20:24
Um cientista de dados independente conduziu uma análise envolvendo 200 mil contas do Instagram para extrair informações sobre os riscos da conta comercial (Imagem: Andrew Harrer/Bloomberg)

Milhões de jovens optam por modificar a sua conta no Instagram para o padrão comercial. O que muitos não sabem é que a ação pode colocar em risco não só a própria privacidade do usuário, como também a dos amigos.

David Stier, cientista de dados que atua de forma independente, conduziu uma extensa análise envolvendo 200 mil contas para extrair informações e levantou a questão à empresa detentora da rede social, o Facebook.

“Eu falo com os pais e digo: Vocês sabiam que, se seu filho de 13 anos mudar sua conta do Instagram para o modo comercial, mais de 1 bilhão de pessoas terão acesso às informações de contato dele?”, contou Stier, em uma matéria publicada pela Bloomberg. “Todo pai com quem eu falo diz: Está falando sério?”.

O cientista verificou a descrição dos usuários e percebeu que uma parcela significante deles não detinha de fato um negócio; muitos eram pessoas comuns com não mais do que centenas de seguidores.

O usuário que decide converter para a conta comercial precisa ceder uma informação para contato que possa ser divulgado aos outros. Assim que preenche o campo, ele tem em sua disposição todos os índices sobre o andamento de sua conta no aplicativo, desde os dias e os horários em que as pessoas visualizaram suas publicações até o gênero que mais predomina entre os visitantes.

Em um comunicado, o Instagram se defendeu dizendo que permitia o livre acesso ao perfil comercial por querer apoiar quem está começando o próprio negócio.

“Durante o processo de atualização da conta, nós lembramos as pessoas de que suas informações de contato serão disponibilizadas aos outros e permitimos que eles atualizem ou escondam tais dados”, informou a empresa.

Stier argumentou que, mesmo concedendo a livre escolha, o Instagram poderia proteger a privacidade de seus usuários, já que é possível enviar e-mail ou fazer uma ligação sem precisar realmente compartilhar os detalhes pessoais de cada um.

Depois de notificar o Facebook, o Instagram tornou a informação para contato menos visível.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.