Carteira Recomendada

Planner revela carteiras com ações preferidas para 2018

18 jan 2018, 7:15 - atualizado em 18 jan 2018, 7:22

A corretora Planner projeta um ano atípico para o mercado de ações em 2018 só que, “diferentemente de outros anos, desta vez alguns eventos poderão ter um peso muito maior sobre o comportamento dos ativos financeiros”, revela um relatório enviado a clientes.

O primeiro evento importante do ano é o julgamento de Lula, no dia 24 de janeiro.

“Se condenado, o ex-presidente poderá ficar fora da corrida eleitoral para a presidência do Brasil, e isto, no primeiro instante, deverá provocar reações e manifestações nervosas no país. Mesmo assim, deve-se considerar a possibilidade de pedidos de anulação da decisão, etc. o que poderá alongar ainda mais esta discussão”, destaca a análise.

A Planner lembra que em uma não condenação de Lula neste processo a reação do mercado financeiro poderá ser dramática.

Reformas

Passado este evento, o próximo foco do mercado será a reforma da Previdência. A votação por enquanto está agendada para fevereiro, mas declarações recentes de membros do Congresso têm minado a confiança dos investidores sobre qualquer desenvolvimento neste assunto. A expectativa está se movendo para 2019.

“Esta possibilidade vem ganhando força no mercado financeiro, trazendo mais um sentimento negativo para a economia brasileira. A esperança é que, da mesma forma que aconteceu em 2017 os fatos políticos não venham contaminar os números da economia, a qual vem sustentando indicadores de inflação e taxa de juros em baixa”, avalia a corretora.

Projeções

Para a Planner, dependendo dos desdobramentos principalmente da agenda política, teremos que considerar dois cenários para o mercado de ações.

“O primeiro está subentendido numa condição de stress no campo da política com respingos na economia. O segundo passa por uma situação de acomodação dos fatos levando a um processo eleitoral numa linha que agrade o mercado”, destaca. Com isso tudo, a estimativa para o índice no final de 2018 é de 87.400 pontos.

Carteiras

Abaixo, as principais recomendações da Planner para 2018:

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.