BusinessTimes

Petrobras quer reduzir tempo entre descoberta e início da produção para mil dias

30 out 2019, 21:25 - atualizado em 30 out 2019, 21:25
No ano passado, a média da indústria global entre uma descoberta e a produção foi de 1.900 dias (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A Petrobras (PETR3PETR4) tem como meta reduzir o tempo entre a descoberta de indícios de hidrocarboneto e a produção de um campo para mil dias em águas profundas no fim da próxima década, afirmou nesta quarta-feira o diretor-executivo de Exploração e Produção, Carlos Alberto de Oliveira.

No ano passado, a média da indústria global entre uma descoberta e a produção foi de 1.900 dias, disse Oliveira, explicando que a Petrobras já tem alguns projetos enquadrados nesse patamar, que é de cerca de cinco anos.

“É uma ambição… você tem que começar a trabalhar neste sentido, então as coisas começam a acontecer, você começa a reduzir os seus tempos”, disse Oliveira, durante a feira internacional de tecnologia OTC.

Segundo o executivo, para alcançar essa meta, a empresa planeja usar inteligência artificial, integração da base de dados, aprendizado de máquina, possibilitando evitar perfurações, Teste de Longa Duração (TLD), para partir diretamente para o desenvolvimento da produção.

“Você vai ter que reduzir também os tempos de construção (de plataformas), pensar em outras alternativas para fazer essa construção… A gente vai poder iniciar a contratação antes de furar o poço, talvez nem perfure o poço”, afirmou.

Oliveira ponderou, no entanto, que o projeto ainda está em fase de elaboração.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.