Pesquisa: Brasileiro não dá importância para troca de mensagens de Moro
A pesquisa XP Ipespe de junho, que ouviu mil pessoas nos dias 11, 12 e 13 do mês, mostrou a percepção da população brasileira sobre a troca de mensagens atribuídas ao ministro Sergio Moro e a integrantes da Lava Jato.
77% das pessoas afirmaram ter tomado conhecimento do episódio e, para 47%, o fato não altera a percepção sobre a operação. Uma parcela reduzida (11%) acredita que o vazamento das mensagens pode alterar a percepção para melhor, enquanto 31% enxergam para pior.
Maioria da população é favorável à reforma da Previdência, mostra XP/Ipespe
Segundo 44% dos entrevistados, a Lava Jato não cometeu excessos ao longo de sua atuação. Há quem acredita que a operação cometeu excessos (14%), mas acreditam que “valeu a pena”. 30% avaliam que as decisões precisariam ser revistas.
Personalidade mais bem avaliada
Apesar da polêmica envolvendo o nome do ministro da Justiça, ele aparece como a personalidade mais bem avaliada, recebendo nota média de 6,2. Ainda assim, quando comparado com a pesquisa anterior, Sergio Moro apresentou queda de 0,3 ponto percentual.
Bolsonaro vem em segundo lugar, com 5,7. O ex-candidato à presidência Fernando Haddad aparece em último no ranking, com nota média de 3,8.