Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Maioria da população é favorável à reforma da Previdência, mostra XP/Ipespe

Diana Cheng - 14/06/2019 - 17:04
Para 65%, as mudanças nas regras de aposentadorias são necessárias (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

A pesquisa XP Ipespe de junho, que ouviu mil pessoas nos dias 11, 12 e 13 do mês, revelou que o cenário de aprovação da reforma da Previdência inverteu. Desta vez, a maioria da população brasileira (52%) se diz favorável à mudança, enquanto 42% se mostram contra ela.

Para 65%, as mudanças nas regras de aposentadorias são necessárias. Outros 30%, por outro lado, não veem razão nisso.

Sobre a inclusão dos estados e municípios, 80% dos entrevistados se mostraram a favor na reforma final.

Continua depois da publicidade

Governo Bolsonaro

Após a queda da aprovação do governo de Jair Bolsonaro em quatro levantamentos seguidos, houve em junho estabilidade em relação ao tópico. 34% avaliaram a gestão como boa ou ótima contra 35% que responderam com “ruim ou péssima”.

Lava Jato

Outro destaque da pesquisa foi sobre a troca de mensagens atribuídas ao ministro Sergio Moro e a integrantes da Lava Jato. 77% das pessoas afirmaram ter tomado conhecimento do episódio e, para 47%, o fato não altera a percepção sobre a operação. Uma parcela reduzida (11%) acredita que o vazamento das mensagens pode alterar a percepção para melhor, enquanto 31% enxergam para pior.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Segundo 44% dos entrevistados, a Lava Jato não cometeu excessos ao longo de sua atuação. Há quem acredita que a operação cometeu excessos (14%), mas acreditam que “valeu a pena”. 30% avaliam que as decisões precisariam ser revistas.

Personalidade mais bem avaliada

Apesar da polêmica envolvendo o nome do ministro da Justiça, ele aparece como a personalidade mais bem avaliada, recebendo nota média de 6,2. Ainda assim, quando comparado com a pesquisa anterior, Sergio Moro apresentou queda de 0,3 ponto percentual.

Bolsonaro vem em segundo lugar, com 5,7. O ex-candidato à presidência Fernando Haddad aparece em último no ranking, com nota média de 3,8.

Veja a pesquisa completa abaixo:

Última atualização por Vitória Fernandes - 14/06/2019 - 17:04