Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

A questão dos 10.000 pontos (não é realmente uma questão)

Opinião - 15/04/2019 - 8:31

A independência do banco central está novamente em foco. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que a política do Fed custou ao mercado acionário dos EUA de 5 mil a 10 mil pontos de ganhos (presumivelmente usando as trinta ações da Dow Jones Industrial Average). Mais de 40% desse índice são empresas de tecnologia e industriais. Esses setores sofrem com o crescente ônus dos impostos sobre o comércio dos EUA (que são efetivamente um imposto sobre ações).

O mini-break financiado pelo contribuinte do FMI em Washington concluiu que as tensões comerciais eram a maior ameaça à economia mundial. Esta é uma conclusão “bem, duh”, que os economistas poderiam ter conseguido por muito menos despesas. Os dados comerciais da China mostraram exportações muito fortes de bens de consumo (mais do que um ano novo lunar se recuperam), mas importações leves de bens de investimento.

Há banqueiros centrais do Reino Unido, da zona do euro e dos EUA falando, mas é improvável que os mercados mudem de opinião sobre a direção da política. Os mercados já são muito dovish em suas expectativas.

Continua depois da publicidade

A eleição geral finlandesa produziu um resultado fragmentado. Os social-democratas de centro-esquerda são (por um lugar) o maior partido, à frente dos finlandeses anti-establishment. Os investidores podem (imprudentemente) tentar extrapolar o apoio a anti-partidos para outros países, antes das eleições parlamentares da UE no próximo mês.

Leia mais sobre: UBS

Última atualização por Gustavo Kahil - 25/06/2019 - 11:43