O Carrefour e o Blockchain
O Carrefour está utilizando a tecnologia blockchain para promover maior transparência em relação ao processo de produção e distribuição de seus produtos. A rede de supermercados lançou a linha Suíno Sabor & Qualidade, cuja embalagem vem com um QR Code que dá acesso a informações sobre a procedência das carnes.
Esses dados estão salvos em uma rede blockchain, que é criptografada, segura e busca dar confiança ao consumidor. Essa não é a primeira investida do Carrefour nesse segmento de logística, já falamos aqui nesse portal sobre o empreendimento deles com blockchain e leite.
A tecnologia está disponível em todas as lojas do estado de São Paulo. Ao usar o QR Code, o cliente pode ver o número do lote, modo de criação do animal, localização da fazenda de origem, alimentação e cuidados do animal, transporte e nome do criador.
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De outro lado, o Carrefour tem maior controle sobre a distribuição dos alimentos, no caso de necessidade de um recall, por exemplo.
“Nossa prioridade é garantir aos consumidores transparência na rastreabilidade dos nossos produtos”, afirmou Paulo Pilanez, diretor de sustentabilidade do Carrefour no Brasil, em nota oficial.
A expectativa é que mais quatro linhas de produtos tenham suas informações na rede de blockchain e estejam disponíveis para rastreio até o fim de 2019.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Safe Trace, que tem foco em rastreio de cadeia produtiva de alimentos. A empresa tem como diretrizes assegurar características como bem-estar animal e conformidade socioambiental do local de criação.