Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

O que o maior investidor, Warren Bufffet, faria?

Opinião - 24/03/2019 - 19:34

Fonte: wh.gov

Por App Renda Fixa

Warren Buffett é considerado o maior investidor de todos os tempos e do alto dos seus quase 90 anos de vida, as suas frases, os seus pensamentos e as suas opiniões servem de inspiração para todos aqueles que sonham em se tornar investidores de sucesso.

Todo mundo tem algo a aprender com Warren Buffett, sejam investidores iniciantes ou aqueles mais experientes.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, separamos no artigo de hoje uma série de ensinamentos sobre finanças dados por Warren Buffett que com toda a certeza vão ajudar você a lidar melhor com o seu dinheiro e ensinar algo novo sobre investimentos que você ainda não sabia.

Algo parecido com o que aconteceu no último ciclo de alta da Bolsa está prestes a se repetir. Veja como é possível ganhar ate +2.691% com estes ativos

Veja nos tópicos a seguir uma séria de dicas financeiras de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos. Continue lendo para saber mais.

Dica #1 – Tenha dinheiro guardado

Conseguir guardar dinheiro é um dos grandes desafios das pessoas no mundo moderno, afinal de contas, tudo em nossa sociedade parece conspirar a favor do consumismo e dos gastos desenfreados.

Entretanto, a primeira dica de Warren Buffett para a sua vida financeira é que você deve ter dinheiro guardado.

Descubra como ganhar dinheiro com ações

Isso porque imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Você pode adoecer ou se acidentar e precisar de recursos para um tratamento, pode perder o emprego, seu carro pode estragar, entre outros contratempos que podem demandar um gasto que você não estava esperando.

Sendo assim, ter uma reserva financeira é muito importante e aqui no blog mesmo você pode encontrar várias dicas para montar a sua caso você não saiba como fazer isso.

Dica #2: Faça avaliações de riscos

Riscos são inerentes ao mundo dos investimentos, ainda que você escolha por fazer sua aplicação em no produto financeiro mais seguros do mercado, os riscos ainda estarão presentes e você não poderá fugir deles.

Uma vez que você não pode fugir dos riscos, o ideal então, é avaliá-los com cuidado para saber em quais momentos você deve ou não assumi-los.

Em virtude disso, para conseguir fazer bons investimentos, é importante que você conheça qual é o seu perfil de investidor.

Conservador, moderado, arrojado/agressivo? Você sabe o que esses termos significam no mundo dos investimentos? Se não, é necessário que você descubra o significado deles para se tornar um investidor de sucesso.

Essa é a segunda dica do maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett.

Dica #3: Tenha persistência e paciência

Segundo Warren Buffett, a persistência e a paciência são as virtudes mais essenciais para os investidores.

Para exemplificar, é possível citar o exemplo do próprio Buffett, em dois dos grandes investimentos que ele realizou ao longo da sua vida.

No ano de 1988, adquiriu, pela primeira vez, ações da Coca Cola e de lá pra cá, não vendeu nenhuma delas.

A empresa tem um valor de mercado de mais de 180 milhões de dólares, segundo dados da Forbes e ainda assim Warren conserva suas ações como se o mesmo fosse viver por mais 50 anos – ele já tem quase 90.

Outro exemplo é o caso da American Express, que enfrentava uma série de reveses na economia. Ainda assim, o investidor manteve as suas ações da empresa, diferente do resto do mercado.

Eventualmente, as ações voltaram a subir e ele pode recuperar todo o investimento que havia feito e com uma valorização maior do que a registrada quando Warren começou o investimento.

Dica #4 – Se disponha a ser e a agir de forma diferente

Uma das citações mais icônicas de Warren Buffet é a seguinte: “Seja medroso quando todos estão gananciosos e ganancioso quando todos estão medrosos”.

Essa frase é capaz de refletir muito bem a dica número quatro do maior investidor de todos os tempos para qualquer um que queira ter sucesso no mundo das aplicações financeiras: você deve estar disposto a ser e a agir diferente dos demais.

No momento em que Warren decidiu investir, trabalhando em Omaha e não em Wall Street, muita gente o acha esquisito e apostaram em seu fracasso.

Porém, com o passar do tempo, ficou comprovado que a sua estratégia de agir diferente sempre dá certo e por isso, ele sempre procurou as aplicações mais subvalorizadas do mercado ao invés de acompanhar o rebanho.

Mas você deve ter a consciência de que copiar as estratégias adotadas por Warren Buffet, o próprio, inclusive, ia dar o mesmo conselho para você, de acordo com a dica #4: o ideal é agir diferente dos outros, procurando criar as suas próprias estratégias de investimento.

Dica #5 – Invista no que você já conhece e entende bem

Se você acompanha o mercado de investimentos, já deve ter notado que a todo momento surge uma nova oportunidade exclusiva de aplicação financeira incrível. Assim, a toda hora você pode aproveitar uma chance de mudar de uma posição para outra nesse mercado.

Entretanto, essa não é uma das melhores estratégias para quem quer se tornar um investidor de sucesso. Pelo menos segundo a próxima dica financeira de Warren Buffett.

A melhor postura, segundo ele, é investir e segmentos que você já conhece e sobre os quais possui um certo entendimento.

Assim, a orientação é a de rever a sua carteira de investimentos e buscar entender se as suas aplicações financeiras são realizadas em alternativas que você entende e conhece com clareza.

Dica #6: Em primeiro lugar, invista em você mesmo e só então invista em outra coisa

Quando perguntado, no ano de 2011, em um seminário, sobre os aspectos mais relevantes de seus investimentos e a sua relação com o tempo livre que ele teria para os estudos, a resposta de Warren Buffett foi impressionante:

“Para a maioria das pessoas, a maior parte da sua renda virá da escolha de sua profissão. Portanto, do ponto de vista da criação de riqueza, o tempo livre é melhor aproveitado aperfeiçoando as suas habilidades profissionais, do que estudando investimento”.

A partir disso, podemos resumir a dica #6 do maior investidor de todos os temos em: você jamais deve parar de estudar.

Não necessariamente da forma tradicional, no ensino regular, em uma sala de aula com um professor passando a matéria.

Você pode usar a internet para isso, fazendo cursos à distância. Também pode investir em cursos presenciais, participar de seminários, simpósios e congressos, ler artigos em blogs, assistir vídeos e palestras no youtube… enfim, investir em qualquer tipo de aperfeiçoamento profissional que você tiver à disposição.

Dica #7 – Mantenha os olhos abertos para as pequenas despesas

Mesmo sendo uma pessoa bilionária, Warren Buffett mantém um controle rigoroso do seu dinheiro, vigiando cada centavo de seus investimentos.

Essa pode aparentar ser algo que uma pessoa mesquinha faria, mas foi agindo assim que Warren conseguiu encontrar boas empresas, uma vez que o investidor não adquire uma empresa se a mesma não agir com a mesma disciplina financeira que ele age.

Existem diversas situações que podem exemplificar como Warren sempre soube tomar conta do seu dinheiro muito bem.

No nascimento de seu primeiro filho, por exemplo, ele transformou uma gaveta da sua cômoda em um berço para a criança. No nascimento do segundo filho, pegou um berço emprestado ao invés de comprar um, mesmo tendo dinheiro para isso.

Com essa dica, não estamos querendo dizer que você deve se tornar um pão duro, que não gasta um centavo com nada. Entretanto, para ser um investidor de sucesso, é necessário aprender a gastar menos do que você ganha.

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você