Banrisul

O que o Ibovespa está precificando? Banrisul troca 3 ações em carteira

07 fev 2018, 17:40 - atualizado em 07 fev 2018, 17:40

A equipe de análise do Banrisul se debruçou, em relatório de fevereiro publicado nesta quarta-feira (7), sobre os motivos que estão levando os mercados globais para níveis recordes e o consequente debate acerca de este ser um movimento otimista demais ou não.

Os analistas Fabio Francisco Gonçalves e Guilherme Castilho Volcato lembram que o mercado financeiro costuma exagerar na sua precificação, tanto para cima, quanto para baixo, e que a renda variável não é renda-fixa e ninguém pode ter 100% de certeza de que suas expectativas irão se tornar realidade.

Ainda assim, não há outra forma de investir racionalmente sem ter alguma expectativa sobre o futuro. “Há 2 anos esta euforia financeira que parecia restrita aos Estados Unidos começou a se espalhar pelos principais países emergentes e permitiu com que o Ibovespa quebrasse sucessivos recordes nos últimos meses”, pontuam Gonçalves e Volcato.

Segundo eles, as revisões positivas do Banco Mundial e do FMI sobre o crescimento da economia global nos próximos anos serviram como o pretexto perfeito para uma avalanche de ordens de compra de investidores estrangeiros na Bovespa (e em muitos outros países também). “Mas o que a Bolsa brasileira passou a precificar?”, questionam.

Precificação

Nos cálculos do Banrisul, com 196 ações de 160 diferentes, o mercado agora espera um crescimento médio pouco superior a 2% nos próximos 12 meses. “Os resultados do 4º trimestre do ano passado começaram a ser divulgados agora e devem jogar este número um pouco para baixo, mas ainda assim ele não deixa de ser representativo, uma vez que a estimativa do FMI para o PIB brasileiro este ano está em 2,1%”, destacam.

O boletim Focus projeta um avanço do PIB em 2,7% para 2018. Desta forma, os analistas concluem que há pouco espaço para uma frustração de expectativas, de modo que a relação risco-retorno parece (de maneira geral) pouco atraente. “Mas felizmente este cálculo é uma média, de modo que sempre há empresas mais atraentes do que outras, basta saber procurar”, dizem.

Carteira

O portfólio indicado para fevereiro marcou a saída dos papéis do Banco do Brasil (BBAS3), Cielo (CIEL3) e CSN (CSNA3). As ações da Metalúrgica Gerdau (GOAU4), Direcional (DIRR3) e Transmissão Paulista (TRPL4) foram incluídas na carteira. Em janeiro, a lista do banco registrou valorização de 9,73%, contra 11,14% do Ibovespa.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin