Blockchain

O promissor mercado de Finanças Descentralizadas

18 nov 2019, 12:00 - atualizado em 18 nov 2019, 1:14
DeFi significa “finanças descentralizadas” e refere-se ao ecossistema composto por aplicativos financeiros que estão sendo desenvolvidos sobre os sistemas blockchain (Imagem: Cryptowatch)

Há mais de 3 milhões de Ethereum empenhados neste momento em startups conhecidas como Descentralized Finance, ou DeFi. O que é realmente interessante nesse ecossistema, é que você pode emprestar ativos. E isso, em grande parte, tem a ver com os contratos inteligentes do Ethereum, em que ativos, sejam ouro ou commodities, podem ser empenhados em contratos. De acordo com um estudo da Binance Academy.

DeFi significa “finanças descentralizadas” e refere-se ao ecossistema composto por aplicativos financeiros que estão sendo desenvolvidos sobre os sistemas blockchain. Existem alguns protocolos que tornaram essas opções mais acessíveis a todos. Por exemplo, o Compound, que é um protocolo financeiro de código aberto e que recebeu há poucos dias, como destacamos aqui.

A startup de finanças descentralizadas Compound, que permite que os usuários obtenham juros sobre suas participações em criptomoedas ou tomem empréstimos com garantias com tokens apoiados em ETH, levantou US$ 25 milhões em uma rodada de financiamento da Série A liderada pelo fundo de criptomoedas a16z da Andreessen Horowitz.

Segundo dados da DeFi Pulse há US$ 500 milhões empenhados em plataformas e protocolos de DeFi até julho de 2019.

(Imagem: DeFi Pulse)

Segundo Linda Xie, diretora da Scalar Capital Management, é importante destacar  que se trata de um setor ainda nos seus primeiros nos primeiros dias, mas com potencial enorme de crescimento. Não apenas mais pessoas excluídas dos sistemas financeiros tradicionais poderão ter acesso a produtos financeiros, como também novos produtos financeiros serão criados, como nunca vimos antes.

Existem outros produtos e outros ativos. Por exemplo, ETHLend, Bancor e Ampleforth são exemplos de plataformas que têm obtido alguma relevância. Portanto, existem várias maneiras de usar esses tokens para gerar alguma riqueza em finanças descentralizadas. A plataforma mais proeminente é a Nexo (NEXO), que teve um tremendo crescimento: pode-se ganhar juros, emprestar ou tomar emprestado. Os protocolos DeFi permitem que todos participem do ecossistema.

Os tokens e pares DeFi com mais destaque são: 0x (ZRX), Ripio Credit Network (RCN), iExec (RLC), Aave (LEND), Nexo (NEXO) e Basic Attention Token (BAT).

Outros projetos a serem observados são Chiliz (CHZ) e Chainlink (LINK), Aave (LEND).