BusinessTimes

Número de empresas industriais que investem em inovação de produtos sobe para 13,8%

09 abr 2019, 16:10 - atualizado em 09 abr 2019, 16:10
Quantidade de empresas que inovaram com produtos novos no mercado, porém já existentes, caiu  1,7 ponto percentual (Imagem: Pixabay)

As empresas industriais que investem em inovação de produtos ainda não existentes no mercado subiram de 12,4% para 13,8% entre o terceiro e quarto trimestres de 2018. Os dados são da pesquisa realizada pela Sondagem da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), feita em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em relação à quantidade de empresas que inovaram com produtos novos no mercado, porém já existentes, o percentual caiu 1,7%, ficando em 31,5% no último trimestre do ano passado.

>>> Invista em Imóveis de Maneira Inteligente e Seja Dono dos Maiores Empreendimentos do Brasil [SAIBA COMO] <<<

Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo

Quanto aos processos novos ou aperfeiçoados para a empresa, houve crescimento de 3,5 pontos percentuais na comparação trimestral. Os métodos novos para o mercado, por outro lado, caíram para 8,2% no mesmo período.

“Os números revelam perda do dinamismo no setor industrial em 2018. Vários fatores contribuíram para isso, entre eles a greve dos caminhoneiros, o cenário externo turbulento e a elevada incerteza gerada pelo período eleitoral”, explica Guto Ferreira, presidente da ABDI.

Guto Ferreira, presidente da ABDI (Imagem: Divulgação)

Ferreira acredita que, no momento atual, os empresários estão mais cautelosos quando o assunto é inovação, e por isso conclui: “Considerando o ritmo lento de crescimento para este ano, as perspectivas de inovação para os próximos trimestres devem ser avaliadas com cautela”.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.