Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Minério de ferro na China sobe a máxima de 5 semanas por demanda antes de feriados

Reuters - 12/09/2019 - 8:42
Minério de Ferro
Demanda sobe quase 4% nesta quinta-feira; alívio em guerra comercial também ajuda no rali (Imagem: Pixabay)

Os futuros do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian subiram quase 4% nesta quinta-feira, para máximas de cinco semanas, ampliando ganhos em antecipação à demanda esperada pela matéria-prima antes de feriados na China.

A queda nos embarques de minério de ferro para a China e sinais de alívio em tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China também ajudaram no rali, compensando rumores no mercado sobre maiores restrições à produção na província siderúrgica de Tangshan.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para janeiro de 2020, chegou a subir 3,9%, para 681 yuans (96,08 dólares) por tonelada, maior nível desde 7 de agosto, antes de fechar em alta de 3,7%, a 680 yuans.

Os mercados financeiros na China estarão fechados na sexta-feira devido ao Festival de Meio de Outono. Com isso, o minério de ferro fechou a segunda semana consecutiva de ganhos.

Além da queda nas chegadas de minério, as compras do material devem ter uma retomada devido à demanda de recomposição de estoques por usinas siderúrgicas antes do feriado do Dia Nacional, no início de outubro, disse Richard Lu, analista da consultoria em metais CRU em Pequim.

O sentimento também foi impulsionado pelas últimas notícias da guerra comercial entre EUA e China, com o presidente norte-americano Donald Trump tendo elogiado medida da China de isentar de tarifas alguns remédios anti-câncer e outros produtos.

Trump anunciou que, “como gesto de boa vontade”, irá adiar ligeiramente uma alta de tarifas bilionária sobre produtos chineses.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

No aço, o contrato mais ativo do vergalhão para construção na bolsa de Xangai subiu 2,1%, para 3.549 yuans por tonelada, maior nível desde 5 de agosto.

Última atualização por Lucas Simões - 12/09/2019 - 8:47