BusinessTimes

Metal Leve: Cade iniciou investigação sobre cartel em pistões automotivos

04 dez 2017, 21:10 - atualizado em 04 dez 2017, 21:10

A Mahle Metal Leve informou nesta segunda-feira (4) após o fechamento dos mercado que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) iniciou uma investigação para apurar supostas condutas anticompetitivas no mercado de pistões automotivos e produtos relacionados.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

“Conforme informações públicas, tais práticas alegadamente ocorreram no Brasil, com potenciais efeitos nos mercados de equipamento original e independente de reposição de autopeças brasileiro (“aftermarket”). A investigação envolve três empresas e diversas pessoas físicas”, revela a nota.

Segundo a empresa, a Mahle foi incluída dentro deste grupo de empresas e cooperará com as autoridades para esclarecer os fatos. As ações (LEVE3) terminaram a sessão de hoje cotadas a R$ 22,22, após queda de 3,18%.

Cade

O Cade informa em seu site que as outras duas empresas investigadas são Federal Mogul Sistemas Automotivos e KSPG Automotive Brazil.

“De acordo com a nota técnica de instauração do processo administrativo, há evidências de que elas acordaram preços e condições comerciais nas vendas de Aftermarket, combinando percentuais e datas de reajustes. Já no OEM, as representadas teriam dividido clientes e acordado preços e condições comerciais. Além disso, as empresas trocaram informações comercial e concorrencialmente sensíveis tanto no mercado de Aftermarket quanto no de peças originais”, explica a autarquia.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.