Membro do parlamento chinês sugere fundo de desenvolvimento para blockchain
Tan Jieqing, membro do parlamento chinês, ou do Congresso Nacional do Povo, recomendou a criação de um fundo nacional de desenvolvimento em blockchain apoiado pelo governo.
Jieqing acredita que a tecnologia blockchain tem grande potencial econômico e pode gerar oportunidades de emprego, de acordo com o site Beijing News. Os atuais números e dimensões de empresas blockchain na China são pequenos e isso precisa ser fortalecido, segundo Jieqing.
Para tal, ele sugeriu que a criação de um fundo de desenvolvimento em blockchain “cultivaria um número de empresas ‘quase unicórnios’” na indústria, ou seja, empresas que poderiam ser avaliadas além da marca de US$ 1 bilhão.
Jieqing também quer que blockchain seja incluído no “14º Plano de Cinco Anos” da China para o desenvolvimento industrial. Os planos de cinco anos do país são uma série de pautas com foco no desenvolvimento social e econômico.
O primeiro plano de cinco anos da China foi emitido em 1953 e o 14º plano está previsto para ser aprovado e publicado até o ano que vem.
Jieqing quer que a China promova blockchain para a modernização de capacidades de governança e, assim, sugeriu o desenvolvimento de um plano nacional e transparente para blockchain sobre padrões técnicos, desenvolvimento de aplicações industriais e design de sistemas de alto nível.
A China vem focando no desenvolvimento blockchain desde outubro de 2019, quando o presidente Xi Jinping disse que o país deveria assumir a dianteira na tecnologia.
Em abril, a China anunciou um comitê nacional de blockchain com 71 membros, incluindo executivos de gigantes empresas de tecnologia como Baidu e Tencent.
Recentemente, o State Information Center, o grupo de especialistas apoiado pelo governo chinês, lançou a Blockchain-based Service Network (BSN) para ajudar empresas a desenvolver aplicações blockchain de forma mais rápida e barata.