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A love brand do momento

12 dez 2017, 17:04 - atualizado em 12 dez 2017, 17:04

Netflix

Por Giovanna Ricci, jornalista que trabalha com propaganda há mais de uma década em grandes agências

Todo mundo conhece, consome e ama. Os fãs se declaram nas redes sociais, que por sinal tem altíssimo engajamento. Os produtos são desejados e viram assunto antes mesmo de serem lançados. Com uma oferta variada e abundante, a linha de produtos atende a todos os gostos. As campanhas publicitárias são um caso a parte e arrebatam corações de fãs apaixonados.

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Acertou quem apostava que essa introdução falava de Netflix, que é hoje, sem a menor sombra de dúvidas, a “love brand” do momento. A marca é a materialização do sonho de todo profissional de marketing. Um produto excelente, uma comunicação impecável e um público crescente e fiel.

Se fizermos uma comparação, podemos falar que a Netflix é uma versão turbinada do que foi a HBO e a MTV nos anos 90. Moderna, revolucionária e amada pelo público, enxergou uma oportunidade e pulou de cabeça.

A MTV foi a queridinha dos jovens. Era descolada. Todo mundo curtia. Lançou produtos, surfou a onda, mas não se atualizou. Poderia ter lançado um serviço de streaming, poderia ter dominado a internet. Tinha a experiência de ser um canal, tinha o público, tinha bons produtos… E quem diria, pecou por falta de ousadia e inovação.

A HBO chegou no Brasil na era da “tv a cabo” e dava status a quem contratava o serviço e tinha acesso ao canal. Exibia os melhores filmes. Com o tempo a linha de produtos cresceu, vide HBO Family. Produz até hoje um material proprietário brilhante, mas ao meu ver, tornou-se tão grande que não tem a mobilidade de mudança que exige os dias de hoje.  Além disso, seu posicionamento sempre foi tão premium, que ficou para poucos.

Para materializar o que estou falando, qual serviço você prefere pagar hoje, HBO ou Netflix? E os adolescentes, dão audiência para MTV ou Netflix?

Além do produto que nasceu revolucionário, a Netflix tem apostado em bons conteúdos proprietários. Séries, filmes, documentários… a marca está coberta por todos os lados.

E pra completar o combo de marca desejada, a comunicação arrebenta.  Se você, assim como eu, é um amante das boas ideias publicitárias,  fiz um top 3 das campanhas brasileiras da Netflix que usaram celebridades de uma maneira nada óbvia.

  • Xuxa e o baixinho que sumiu

Para promover a série Stranger Things, a marca fez um comercial com a apresentadora Xuxa brincando com diversas lendas urbanas dos anos 80, inclusive a “boneca satânica” e a história de ouvir seus discos de vinis invertidos.

  • Fábio Junior

Qual música você elegeria como trilha sonora de um “amor visceral”? Bem, Netflix não pensou duas vezes e convidou Fábio Jr. para cantar uma versão especial (e bem sangrenta) de um de seus maiores sucessos, Alma Gêmea, para promover a série Santa Clarita Diet. O videoclip foi um sucesso de views.

  • #BagulhosSinistros

Pela primeira vez , a marca usou um canal aberto para divulgar uma nova temporada. Nesse caso, o SBT exibiu o primeiro episódio de Stranger Things, acompanhado por ações como um noticiário apresentado por Marília Gabriela, a la anos 80, fazendo um paralelo entre os ataques de Chupa-Cabras e os ataques dos monstros da série: Demogorgons.
O especial mais que dobrou a média de audiência da emissora de Silvio Santos para o horário e, no seu pico, fez o SBT ultrapassar a Globo.

Agora é torcer para a marca continuar ousada e inovadoras e não se deixar levar pelo sucesso.

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