Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Linux e o Bitcoin: o poder da inovação

Opinião - 22/04/2019 - 15:11
Bitcoin
O Bitcoin está enfrentando o sistema bancário, a indústria mais poderosa do mundo

Por CryptoWatch 

“Lá em 1992, quando Linus Torvalds disse “Eu estou construindo um sistema operacional no meu dormitório porque não tenho dinheiro para comprar um”, essa ideia pareceu completamente absurda. Sistemas operacionais eram como enormes edifícios de complexidade que necessitavam de engenheiros para serem construídos. Linus Torvalds começou simples. Ele começou construindo um sistema operacional.

Seis anos depois, Linux começou a dominar a indústria da computação e a Sun Microsystems começou a sentir o estrago. Oito anos depois, a Sun Microsystems encabeçou a lista de falidos, a HP foi comprada, seu setor de computação foi fechado e a IBM deu o fora da indústria de computadores pessoais.

Continua depois da publicidade

Agora, 80% dos celulares no planeta rodam o sistema Android – que a propósito é Linux. Os servidores se conectaram para rodar Linux. Os bancos que usamos rodam Linux. Os sistemas de entretenimento que usamos rodam linux. Os carros que dirigimos rodam Linux. Você poderá perceber se eles pararam de rodar Linux: a telinha azul que o cumprimenta dirá “Blá. Desculpe. Falha. Escolha errada de sistema operacional”. Imagine que você está num avião. O sistema de entretenimento que inicia roda Linux.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Se você dissesse, 15 anos atrás, para um engenheiro da IBM “Vocês estão prestes a ser destruídos por um sistema operacional construído por um estudante finlandês em seu dormitório”, ele provavelmente riria de você.

Aqui estamos hoje, e o Bitcoin está enfrentando o sistema bancário, a indústria mais poderosa do mundo. E adivinha? O bitcoin vai vencer. Vai vencer por uma razão simples. Não é só porque é melhor. Não é só porque o sistema bancário é usado por gângsters, criminosos e os executivos mais vazios.

E também não é porque o sistema bancário passou os últimos 50 anos entregando somente duas inovações aos consumidores – caixas eletrônicos e cartões de crédito – e gastou o resto do tempo tentando descobrir como enrolar você. O bitcoin vai vencer porque é aberto. Em um mundo de pensadores, experimentadores e fazedores, o que é aberto vence. A razão para o sucesso é o fato de permitir que a inovação floresça.”

Última atualização por Vitória Fernandes - 22/04/2019 - 15:11