CryptoTimes

Kadena x Nervos: análise da estratégia das redes recém-lançadas

29 nov 2019, 12:40 - atualizado em 29 dez 2019, 19:12
Neste artigo, as dinâmicas de cada rede são comparadas (Imagem: Money Times)

Com uma ampla gama de novos ativos a serem lançados nos próximos meses, é necessário analisar melhor as diversas dinâmicas de cada projeto.

Vamos “dissecar” as diferentes abordagens usadas pelas redes Kadena e Nervos para alavancar suas respectivas comunidades de mineração.

Todos os blockchains com consenso proof-of-work (“prova de trabalho”) dependem de um robusto grupo de mineradores para assegurar a rede. Mas redes proof-of-work precisam, em primeiro lugar, fornecer uma vantagem competitiva (geralmente financeira) clara para atrair os mineradores.

Nervos optou por realizar uma competição de mineração em sua testnet (rede de teste), em que os principais participantes receberam recompensas financeiras em tokens nativos da Nervos (CKB) no lançamento da mainnet (rede principal) no dia 15 de novembro.

Esse método ajudou na familiarização dos mineradores com as nuances do blockchain da Nervos e do design de clientes mineração ao facilitar a distribuição de tokens.

Por outro lado, de forma silenciosa, Kadena lançou sua mainnet apenas para atividade computacional de mineração (a funcionalidade de transferência de tokens e de contratos inteligentes não vai ser liberada até o dia 6 de dezembro).

O lançamento possibilitou que os primeiros mineradores ganhassem tokens KDA com o mínimo de custo. Simultaneamente, Kadena realizou uma venda pública de tokens, em que cada unidade de KDA equivalia a US$ 1.

A diferença gritante no custo de aquisição entre mineração e compra criou uma oportunidade arbitrária atrativa para os mineradores, detalhe muito bem analisado por Mohamed Founda da Token Daily.

A perspectiva de adquirir tokens de KDA baratos gerou um frenesi entre os mineradores para participarem da plataforma e desenvolver ferramentas de mineração mais avançadas.

Já que cada rede está no ar, os dados apontam qual é a melhor abordagem? Abaixo, a comparação do crescimento de cada rede desde o lançamento de sua mainnet.

Tradução feita a partir da tabela fornecida pela Messari

O empenho da Kadena teve um impacto profundo na adesão de mineradores. A oportunidade para enormes ganhos financeiros no início (pense nela como uma pré-venda aos mineradores) ajudou a alavancar uma base de mineradores.

Mineradores continuam a dedicar recursos à rede mesmo que a oportunidade de arbitragem esteja encerrada. A adesão da rede permanece forte mesmo com a desativação das transferências de token.

Mas a comparação à Nervos Network é enganosa de início. Apesar do padrão de crescimento mais gradual (seguido dos primeiros ajustes de dificuldade), a taxa de hash da Nervos e o nível de dificuldade são ordens de magnitude maiores do que as métricas de segurança da Kadena.

Nervos é um exemplo principal de como competições de testnet podem atrair uma comunidade ativa de mineradores levando a um lançamento de mainnet.

Tradução feita a partir da tabela fornecida pela Messari

Também constatamos que nenhuma comparação entre redes é perfeita. Kadena e Nervos possuem algoritmos de mineração diferentes, requisitos de mineração de hardware/software diferentes e mecanismos de ajuste de dificuldade diferentes.

Se o próprio algoritmo da rede não é seguro, então a quantidade de poder de hash utilizada pela rede é irrelevante. Assim, a taxa de hash é geralmente uma medida aceita para avaliar o nível de segurança entre “chains” diferentes.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.