Opinião

James Gulbrandsen: Como se enriquecer na bolsa?

03 abr 2019, 10:54 - atualizado em 03 abr 2019, 10:54

Por James Gulbrandsen, Chief Investment Officer da NCH Capital – Siga no Twitter

Ontem, passei uma hora com Felipe Miranda, CEO da Empiricus, falando sobre oportunidades em empresas pequenas e médias empresas—o que a gente chama de “small caps” e “mid caps”— em um vídeo ao vivo.

Veja aqui a entrevista

Decidimos seguir um formato de “perguntas e respostas” e, no meio da conversa, uma pessoa perguntou: “devo investir todo o meu dinheiro de uma só vez ou é melhor distribuir meus investimentos em incrementos mensais?”

Felipe respondeu corretamente que é bom seguir ritmo disciplinado e consistente de investimento.

Ele ressaltou que também é necessário não perder os momentos quando surge uma oportunidade de compra muito especial que poderão resultar num ganho de capital mais relevante.

De fato, no Brasil parece que temos momentos de “cisne negro” pelo menos uma vez por ano que oferecem aos investidores grandes oportunidades de fazer investimentos mais significativos a preços muito atrativos.

Essa pergunta me lembrou da família da minha esposa. Meus sogros estão aposentados hoje nos Estados Unidos.

E eles são milionários.

Não, eles não eram executivos de negócios ou nasceram já ricos com pais milionários.

Muito pelo contrário, meu sogro cresceu muito pobre numa área rural do sul dos Estados Unidos e foi a primeira pessoa de sua família ao longo de gerações a se formar na faculdade. Ele foi funcionário público por décadas e nunca ganhou um salário acima da média americana. Nem perto, de fato.

Minha sogra é de uma família de classe média de imigrantes irlandeses e noruegueses e foi professora da escola primária por 40 anos.

Eles ganharam sua fortuna através de seus investimentos seguindo um processo muito simples. A cada mês, eles investiram de US$ 100 a US$ 400 em vários fundos de investimento.

Eles fizeram isso ao longo de décadas. Em vários momentos, utilizaram uma parte dos ganhos da bolsa para comprar imóveis para gerar renda de aluguel. Nesse momento, estão vendendo seus imóveis depois de varias décadas, gerando ganhos sobre capital relevantes.

Essa disciplina de seguir um ritmo de investimento consistente e participar na alta da bolsa americana ao longo prazo (e a bolsa brasileira também subiu muito durante as últimas décadas)  fez com que passassem de ser uma família típica da classe média, para se tornar ricos.

Como se enriquecer com a bolsa? Sim, há momentos especiais que podem oferecer retornos significativos no curto prazo.

Mas a melhor maneira de enriquecer no mercado é fazer investimentos consistentes ao longo do tempo, permanecer pacientes e permitir que a mágica de um mercado de ações crescente ao longo de décadas trabalhe a seu favor.