Inflação

Inflação ao consumidor do Japão acelera em dezembro mas fica longe da meta do BoJ

24 jan 2020, 9:06 - atualizado em 24 jan 2020, 9:06
Banco Central do Japão BoJ
Os dados vieram depois de o Banco do Japão revisar para baixo suas previsões de preços ao consumidor (Imagem: Reuters/Issei Kato)

O núcleo da inflação ao consumidor do Japão subiu em dezembro em relação ao ano anterior, mostraram dados nesta sexta-feira, em leve aceleração ante o mês anterior, mas a inflação segue bem abaixo da meta de 2% do banco central.

Os dados mornos, que também foram impulsionados pelo aumento do imposto sobre vendas em outubro passado, ressaltaram o desafio enfrentado pelo banco central do país, que deve manter sua atual política de estímulo, disseram analistas.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui os custos do petróleo mas exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, subiu 0,7% em dezembro em relação ao ano anterior, mostraram os dados do governo, igualando as expectativas. Em novembro, o índice avançou 0,5%.

Os dados vieram depois de o Banco do Japão revisar para baixo suas previsões de preços ao consumidor, apesar de o banco central ter aumentado suas projeções de crescimento econômico.

O banco manteve sua política monetária nesta semana e seu presidente, Haruhiko Kuroda, reiterou a determinação do banco central de manter sua política extremamente flexível devido à inflação branda e à incerteza persistente no exterior.

O índice de inflação que exclui os preços de alimentos frescos e energia, semelhante ao núcleo do índice usado nos Estados Unidos, aumentou 0,9% em dezembro em relação ao ano anterior, o ritmo mais rápido desde março de 2016. O índice havia subido 0,8% em novembro

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.