Últimas Notícias Perspectivas 2018 Comprar ou vender Finanças Pessoais Criptomoedas Economia
Cotações por TradingView

Mercados

Futuro do Ibovespa abre em queda após rebaixamento do rating brasileiro

Investing.com Brasil - 12/01/2018 - 9:31

Investing.com – O índice futuro do Ibovespa abriu a jornada desta sexta-feira (12) com perdas de 0,34% aos 79.555 pontos, com o mercado reagindo à notícia do rebaixamento do rating brasileiro pela Standard & Poor’s anunciado na noite de ontem. Apesar de já esperada, a decisão veio antes do esperado pelos investidores e no dia seguinte do índice registrar alta expressiva e se aproximar dos 80 mil pontos.

A redução da nota de crédito da dívida soberana do Brasil foi de BB (SA:BBAS3) para BB-. Além disso, a perspectiva do rating foi alterada de negativa para estável. No comunicado, a S&P informa que a decisão “reflete os pontos fortes da política externa e monetária do país, que ajudam a compensar uma fraqueza significativa, uma economia com perspectivas de crescimento menores do que seus pares e nossa visão de que a eficácia da formulação de políticas em todos os ramos do governo enfraqueceu”.

A decisão da S&P é baseada em um cenário fiscal ruim e sem perspectivas de melhora para 2018 e no início do primeiro mandato do novo presidente. Para evitar interferir nas eleições, a decisão da agência foi antecipada.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentou retirar do Congresso Nacional o peso pelo rebaixamento do rating do Brasil. O deputado entende que as denúncias contra o presidente Michel Temer minar o poder de negociação do governo para avançar em pontos fundamentais, como a reforma da Previdência.

Por Investing.com

Leia mais sobre: Ibovespa, Mercados
 

Últimas Notícias