Internacional

Alemanha: PIB recua 0,1% no segundo trimestre com peso negativo de exportações

27 ago 2019, 7:56 - atualizado em 27 ago 2019, 8:01
Guerra comercial e enfraquecimento da demanda externa impactam negativamente economia alemã (Imagem: Agência Brasil)

A economia da Alemanha contraiu no segundo trimestre diante das exportações mais fracas, mostraram dados detalhados nesta terça-feira, destacando as consequências da disputa comercial e enfraquecimento da demanda externa.

A Agência Federal de Estatísticas confirmou a contração de 0,1% do Produto Interno Bruto no segundo trimestre em relação ao período anterior, após expansão de 0,4% nos três primeiros meses do ano.

As perspectivas para a economia alemã são incertas já que os indicadores de confiança apontam para problemas à frente e a maioria dos economistas espera outro trimestre de contração, resultando em uma recessão técnica.

As exportações caíram com mais força que as importações no segundo trimestre, o que significa que o comércio deduziu 0,5 ponto percentual da expansão econômica geral.

O investimento em construção também pesou, caindo 1,0% no trimestre.

Os gastos das famílias, do governo e o investimento do setor privado em maquinário e equipamentos aumentaram, mas não o suficiente para conter o peso do comércio.

O crescimento na base anual ajustado ao calendário enfraqueceu para 0,4% no segundo trimestre, de 0,9% no primeiro.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.