Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Evitando perda total: a importância do planejamento sucessório de criptoativos

Daniela Pereira do Nascimento - 10/11/2019 - 19:00
Como garantir que os criptoativos não se percam quando o dono deles falecer? (Imagem: Pixabay)

Por Brave New Coin

O que acontece com os criptoativos de uma pessoa quando ela morre?

As complexidades em relação ao armazenamento, à segurança e ao acesso aos criptoativos significa que é importante que os investidores de cripto planejem toda causalidade, incluindo sua morte inesperada.

Isso é real para investidores de cripto, em que a maioria são millennials. Pessoas mais jovens tendem a ter menos experiência, logo não esperam pela morte repentina, então o planejamento sucessório para criptomoedas não é uma prioridade.

Se um investidor em criptoativos morre inesperadamente, sem dar acesso às chaves privadas, será praticamente impossível que a família recupere seus ativos.

Há inúmeras formas de se armazenar bitcoin, mas é importante que o investidor não perca essas chaves e nem se esqueça de garantir que seus ativos sejam redirecionados caso venha a falecer (Imagem: Pixabay)

Criptoativos podem ser mantidos em vários lugares, incluindo carteiras on-line, carteiras em hardware, carteiras de papel e contas em exchanges. Muitos usuários mantêm criptoativos em vários lugares.

Ativos armazenados em carteiras só podem ser acessados com uma chave privada, enquanto contas em exchanges são protegidas por senhas fortes e autenticação de dois fatores.

Não é surpresa que cerca de quatro milhões de bitcoins estejam perdidos e inacessíveis por conta da perda das chaves privadas.

A importância de ter um plano de contingência para o caso de algo impensável acontecer é ilustrada pelo incidente envolvendo a exchange QuadrigaCX.

Em dezembro de 2018, Gerald Cotton, de 30 anos, fundador da exchange, morreu repentinamente na Índia.

Ele operava a exchange usando seu laptop pessoal criptografado e era a única pessoa que tinha as chaves privadas necessárias para acessar as carteiras de armazenamento. Mas dizem que, semanas antes, ele havia feito um testamento. Toda a herança foi deixada para sua esposa.

CEO da QuadrigaCX, Gerald Cotton, faleceu aos 30 anos, mas deixou seus ativos para sua esposa em um testamento escrito semanas antes (Imagem: Stephen Hui)

Após o escândalo da QuadrigaCX, cresceu a concepção sobre a importância de que qualquer detentor de uma grande quantia de criptoativos faça a devida configuração para a distribuição de seus criptoativos caso venham a falecer.

Felizmente, há soluções que visam resolver esse problema complexo de planejamento sucessório de criptomoedas. Uma das soluções mais simples e gratuitas, fornecida pela Paperjet, produto de assinatura virtual e preenchimento de formulários on-line.

A Paperjet hospeda uma biblioteca de modelos de formulário, incluindo testamentos, acordos de confidencialidade, contratos de aluguel, etc.

Agora, a Paperjet criou um modelo de testamento de criptoativos, disponível para download gratuito.

“Onde os formulários são preenchidos (e assinados)”, garante a Paperjet (Imagem: Site da Paperjet)

Segurança é o elemento principal quando se lida com a localização de chaves privadas, detalhes e senhas de contas de exchanges, pois nunca podem ser armazenados on-line.

A Paperjet também criou, como parte de sua biblioteca de modelos, seu próprio criptoativo para ser um guia aos beneficiários e ajudá-los a recuperar seus ativos.

Um usuário digita as informações básicas, imprime o modelo de testamento e depois completa com os detalhes privados restantes à mão.

Quando o documento estiver completo, é aconselhável aos usuários armazenarem e trancarem esse documento em um local seguro e fornecer informação a seus entes queridos sobre como acessá-lo.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
O Segredo das Criptomoedas

(Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento)

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/11/2019 - 22:20