Internacional

Europa: Artigos de luxo brilham depois de outro bom trimestre para a LVHM

11 abr 2019, 9:12 - atualizado em 11 abr 2019, 9:17
(Imagem: Pixabay)

Por Geoffrey Smith/Investing.com

Foram 12 meses difíceis para a maioria dos setores no mercado de ações da Europa. Exportadores de bens de capital foram atingidos pela guerra comercial EUA-China, bancos e serviços financeiros prejudicados por taxas de juros negativas, ações de produtos de consumo lutando para escapar dos grilhões do baixo crescimento dos salários e do declínio demográfico.

Mas um setor tem sido uma luz relativamente constante, e está liderando o caminho novamente nesta quinta-feira. Os fabricantes de artigos de luxo estão rugindo à frente depois de outro trimestre forte para a LVMH (PA:LVMH), o grupo francês de bebidas à moda.

Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo

A LVMH anunciou, após a abertura da quarta-feira, que sua receita cresceu 16% no ano, no primeiro trimestre e disse que as tendências positivas que a ajudaram a alcançar um ano recorde em 2018 ainda estavam em vigor. Mais notavelmente, em uma economia mundial que supostamente sofre uma desaceleração sincronizada, o grupo disse que “todas as regiões geográficas estão experimentando um bom crescimento”.

A notícia elevou as ações em 3,1% em um dia aonde que a maioria dos índices caiu, em parte devido à frustração com a perspectiva de mais seis meses de incerteza sobre o Brexit. Às 5h00, a referência Euro Stoxx 600 estava em 385,12, uma queda de 1,56 pontos ou 0,4%. O FTSE 100 do Reino Unido caía 0,5%, enquanto o Dax da Alemanha caía 0,4%. O CAC 40 de Paris teve um desempenho superior a menos de 0,1%, graças principalmente aos seus nomes de luxo.

Como tem sido frequentemente o caso, o desempenho da LVMH está apoiando o resto do setor. A proprietária da Gucci, Kering (PA:PRTP) e o fabricante de echarpes, a Hermes (PA:HRMS) estavam logo atrás no topo do CAC 40, enquanto os rivais italianos Salvatore Ferragamo (MI:SFER) e Moncler (MI:MONC) também estavam entre as melhores performances em Milan.

Os resultados desviaram a atenção de uma notícia menos agradável que pode voltar a assombrar o setor no devido tempo. A polícia francesa invadiu as instalações de alguns fabricantes de bebidas do país na quarta-feira por suspeita de práticas anticompetitivas. A Pernod Ricard (PA:PERP), uma fabricante de bebidas que não tem a mesma exposição à moda que as outras ações do setor, é a notável retardatária nesta manhã, subindo apenas 0,3%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.